Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Governo de Pernambuco monta força-tarefa para minimizar falta de insumos no Hospital Barão de Lucena

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Familiares de pacientes afirmam que estão precisando comprar materiais básicos para o hospital

Familiares de pacientes afirmam que estão precisando comprar materiais básicos para o hospital

Foto: Tv Globo

18/01/2024
    Compartilhe:

Após denúncias sobre a falta de medicamentos e insumos no Hospital Barão de Lucena, o Governo de Pernambuco afirmou que  montou uma força-tarefa para otimizar a compra de materiais e evitar o desabastecimento na unidade. 

Familiares de pacientes internados afirmaram que estariam desembolsando valores para comprar itens básicos, como fraldas, sabonetes, medicações e até equipamentos para a unidade.

Cirurgias foram adiadas e tratamentos de pacientes foram afetados pela  precariedade da falta de insumos na farmácia do hospital, que não possuía soro fisiológico, por exemplo. 

No dia 11 de janeiro, a CBN Recife procurou a Secretaria Estadual de Saúde sobre as denúncias, que informou que o setor de suprimentos do hospital já trabalhava em constante atenção para que não existisse desabastecimento dos medicamentos necessários para a assistência dos pacientes. As famílias também denunciaram a pendência ou adiamento de cirurgias no local. Mas, a Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que os problemas identificados na unidade não afetaram os atendimentos na urgência e emergência do hospital, nem nos procedimentos eletivos de cirurgia vascular e oncológicos. 

A diretoria do hospital decidiu também que casos específicos de cirurgias eletivas de baixa e média complexidade estão sendo reavaliados e, se for necessário, pacientes poderão ser removidos para outras unidades. 

Ainda segundo a SES-PE, a decisão não vai afetar os pacientes e que, com a regularização dos estoques, o atendimento das eletivas será normalizado. 

Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook