Gripe aviária: Brasil confirma dois focos e investiga seis casos
Ao sintoma de uma ave doente, criadores devem alertar o ministério

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Por Agência Brasil
O Brasil já contabiliza dois casos confirmados de gripe aviária, sendo um em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, e outro em um zoológico de Sapucaia do Sul, também no Rio Grande do Sul.
O país investiga ainda seis casos, sendo dois em granjas comerciais do Tocantins e de Santa Catarina. Os demais focos foram registrados em produções domésticas e de subsistência no Mato Grosso, no Ceará, em Sergipe e no Rio Grande do Sul.
Os dados constam no painel de monitoramento de síndromes respiratórias e nervosas em aves, gerido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, e foram atualizados nesta segunda-feira (19).
Em conversa com jornalistas, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, avaliou que uma das formas de se reestabelecer a normalidade é manter o rigor na vigilância de casos.
“Todos os fiscais, todos os sistemas estaduais estão alertas a qualquer tipo de suspeita – e a própria população também.”
Segundo Fávaro, ao primeiro sintoma de um animal doente, tanto criadores de aves de subsistência no fundo de casa até granjas comerciais devem alertar a pasta, que se encarrega de atualizar o sistema.
“A gente vai lá, investiga. Com transparência e eficiência, bloqueando e investigando esses casos, a gente ganha também credibilidade. Essa é a maior prova de que o sistema está funcionando.”
O ministro ressalta que o sistema brasileiro é tido como o melhor do mundo. "É assim que a gente vai superar esse momento difícil e voltar à normalidade o mais rápido possível”.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 20/05/2025
Quase 85% da população preta afirma ter sofrido discriminação racial
Dado faz parte de pesquisa apoiada pelo Ministério da Igualdade Racial
- Por REDAÇÃO
- 19/05/2025
Gripe aviária: Brasil confirma dois focos e investiga seis casos
Ao sintoma de uma ave doente, criadores devem alertar o ministério
- Por REDAÇÃO
- 07/05/2025
Câmara aprova projeto de lei que cria mais vagas de deputados federais
Caso também seja aprovado pelo Senado, passa a valer a partir da legislatura...
- Por REDAÇÃO
- 06/05/2025
Petrobras anuncia redução de R$ 0,16 no preço do diesel
O novo preço para as distribuidoras será de R$ 3,27 por litro
- Por REDAÇÃO
- 06/05/2025
Brasil sobe cinco posições no ranking do IDH e está na 84ª colocação
Índice vai de 0,780 em 2022 para 0,786 em 2023
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Após decisão de Alexandre de Moraes, ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió
Collor está custodiado na Superintendência da Polícia Federal na capital...