Hemope inicia ação de doações de sangue para o Carnaval
Durante o mês de janeiro, a sede do Hemope, no Recife, vai receber diversas apresentações

Foto: G1
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) inicia uma ação de doação de sangue para o Carnaval. A abertura da mobilização vai acontecer nesta terça-feira, no 3° andar do Paço do Frevo, às 8h30, e conta com vários cantores e personalidades carnavalescas.
No evento de abertura, vai estar presente o grupo lírico O Bonde; os cantores Getúlio Cavalcanti, Nena Queiroga, Ed Carlos e Nonô Germano; a troça Pitombeira dos Quatro Cantos, a Calunguinha e Luiz Adolpho, representante do Homem da Meia Noite; o Bloco Eu Acho é Pouco; Batutas de São José; e a Orquestra Henrique Dias.
A presidente do Hemope, Raquel Santana, afirmou que: “Os estoques de sangue do Hemope estão baixos e em épocas de festas precisamos reforçá-los”.
Durante todo o mês de janeiro, as unidades do Hemope vão receber doações de sangue, assim como por meio de coletas externas. As coletas abertas ao público ocorrem em Olinda, Vitória de Santo Antão e Gravatá. No Shopping Patteo Olinda, a ação acontece nos dias 12 e 13 de janeiro, no 4º andar, das 9h às 12h e das 13h às 16h, com a participação do bloco lírico Dama e Valetes, que vai participar da atividade do dia 12.
No Park Shopping Vitória, as coletas vão ser feitas nos dias 19 e 20 de janeiro, das 10h às 12h e de 13h às 14h30. Por fim, em Gravatá, as atividades vão se desenvolver na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nos dias 26 e 27 de janeiro, das 9h às 12h e de 13h às 14h30.
Durante o mês de janeiro, a sede do Hemope, no Recife, vai receber diversas apresentações. No dia 16, vários artistas locais vão reforçar a ação. No dia 23, o bloco "Enquanto isso na sala da justiça" vai levar super-heróis para o Hemocentro. Além disso, no dia 03 de fevereiro, o bloco "O Galo da Madrugada" fará sua participação na campanha. Por fim, o Rei e a Rainha do Carnaval do Recife farão uma visita ao Hemope, no dia 06 de fevereiro, reforçando a importância da doação de sangue.
A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou que: “Temos enfrentado dificuldades na manutenção de um estoque adequado para atender a população, especialmente em épocas de maior risco, maior necessidade do uso de sangue como é o caso do carnaval. Precisamos reforçar o estoque para esses períodos. Lembrando a todos que prevenção e promoção na saúde é o mais importante, e que evitem se expor, mas no caso de precisar por algum caso de gravidade, precisamos estar prontos para atender”.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Fiocruz alerta para aumento de hospitalizações por Influenza A no Brasil
Distrito Federal e 13 estados registram crescimento de casos de Síndrome...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Vacina contra herpes-zóster deve ser incorporada ao SUS até 2026, diz Ministério da Saúde
Atualmente disponível apenas na rede privada, imunizante pode custar até R$...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Enfermagem do Recife aprova estado de greve após impasse com a Prefeitura
Categoria rejeita proposta de reajuste salarial de 1,5% e cobra valorização...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
SES-PE reforça vacinação na rede estadual direcionada a estudantes menores de 15 anos
Ação acontece na última semana letiva de cada mês desde 2023
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Recife oferece programação esportiva e serviços de saúde gratuitos em Boa Viagem
O evento ocorrerá neste domingo (27), de forma gratuita e para todas as...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Pernambuco confirma dois óbitos por dengue em 2025; outras 14 mortes são investigadas
Com baixa incidência, o estado soma 11 mil casos notificados da doença