Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Homem da Meia Noite divulga temas e homenageados nos 90 anos da alegoria

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Homenagem ao frevo e sua história, esse é o tema da agremiação no Carnaval de 2022

Homenagem ao frevo e sua história, esse é o tema da agremiação no Carnaval de 2022

Foto: Divulgação/Ciro Guimarães

16/11/2021
    Compartilhe:

O Homem da Meia Noite, tradicionalmente responsável por abrir o carnaval de Olinda, completa 90 anos de folia em fevereiro de 2022. O presidente da agremiação, Luiz Adolpho, explicou em coletiva de imprensa on line as novidades das comemorações na manhã desta terça-feira. "Ferver: uma homenagem ao nosso frevo” é o tema da agremiação no Carnaval de 2022. Ainda não se sabe se a festa no próximo ano será presencial ou online. 

Pela primeira vez, o aniversário do charmoso Calunga em 2021 não levou às ruas da Cidade Alta a multidão, alegria e música por conta da contaminação e mortes pela Covid-19 em Pernambuco. A agremiação também não desfilou este ano nas festividades de carnaval, que foram canceladas em todo o estado. 

Os homenageados do Homem da Meia-noite em 2022 serão o cantor Almir Rouche; o Maestro Spok; o grupo Guerreiros do Passo, a bailarina Adriana Lima, mais conhecida como Adriana do Frevo, além do Paço do Frevo. 

O boneco Gigante Homem da Meia-Noite e a sua agremiação desfilam nas ladeiras de Olinda desde 1932. A saída do bloco é sempre à meia-noite do Sábado de Zé Pereira, no Carnaval. O Homem da Meia-Noite é um Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2006.

A nova roupa do calunga será feita pela artista visual, designer gráfica e ilustradora pernambucana Joana Lira, que também recebeu a homenagem do prêmio Gigante Cultural 2021. 

A sede do Homem também será enfeitada em sua homenagem. A parte interna do casarão da Estrada do Bonsucesso foi reformulada para entregar uma nova experiência ao visitante. No térreo, será lançada a Galeria de Artes Plásticas, com a exposição inédita de obras assinadas por oito artistas pernambucanos: Antônio Mendes, Celene Muniz, Deco Lopes, Di Farias, Íldima Lima, João Andrade, Marizinha Cavalcante e Rafaela Mendes. Ainda houve o resgate de peças antigas, como a usada no dia do casamento do Homem da Meia-Noite com a Mulher do Dia no ano de 1990. 

A visitação começa nesta quinta-feira, dia 18 de novembro. O museu do Homem da Meia Noite, que fica na parte superior, estará aberta ao público de quinta a sábado, das 11h às 18h e aos domingos das 10h às 13h. Uma de R$ 10 será cobrada para apoiar a manutenção e preservação do espaço. Não precisa de agendamento para a visita, com exceção das escolas ou grupos acima de 10 pessoas que devem fazê-lo pelo número 3429-1326 ou pelas redes sociais, além de consultar o regulamento interno para visitação. O Clube garante que seguirá todas as regras estabelecidas pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) no combate à covid-19. O clipe oficial dos 90 anos do bloco será lançado neste sábado, dia 20 de novembro, às 20h, no canal oficial do Homem da Meia-Noite no YouTube.

Confira mais informações na reportagem de Túlio Vasconcelos, clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook