As investigações foram iniciadas em agosto de 2023, quando as ameaças foram constatadas em fóruns e grupos na internet denominados "chans"

Foto: Reprodução/MPMG
Foi preso em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), o principal investigado por ameçar de estupro e morte as deputadas estaduais Lohanna Souza França Moreira de Oliveira (PV), Bella Gonçalves (PSOL) e Beatriz Cerqueira (PL), de Minas Gerais. A prisão aconteceu nesta terça-feira (8), e foi realizada por agentes da Polícia Civil e Militar de Pernambuco, além de integrantes do Ministério Público de Minas Gerais.
As investigações foram iniciadas em agosto de 2023, quando as ameaças foram constatadas em fóruns e grupos na internet denominados "chans", onde, de acordo com os investigadores, os integrantes fazem incitação à violência, à pedofilia e à necrofilia. Anteriormente, os agentes também haviam apreendido dispositivos eletrônicos nas residências de outros investigados.
A deputada estadual pernambucana Rosa Amorim (PT), que também foi vítima de ameaças de estupro corretivo na internet, no ano passado, se pronunciou sobre a prisão.
"Isso é uma vitória imensa, primeira para segurança de todas as mulheres que foram vítimas, mas também porque mostra que a internet não é terra de sem lei, e existem ferramentas de identificação e responsabilização desses agressores. A gente segue acompanhando o caso, e espera que todos os envolvidos sejam identificados e devidamente punidos", afirmou.
Além dos crimes praticados contra as deputadas, o homem detido em Olinda também coagia adolescentes a se automutilarem e enviarem fotos nuas. Ele, que na internet utilizava nicknames como "Leon" e "Grow", será encaminhado para o sistema prisional de Minas Gerais, onde responderá ao processo.
Ouça a matéria do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Homem é preso em flagrante por decapitar coruja e beber sangue do animal em Goiana
Outro suspeito também está envolvido em maus-tratos
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Grupo responsável por chacina em São João, no Agreste de Pernambuco, vai a júri popular
Cinco homens são acusados pelo assassinato de quatro adultos e um bebê
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Homem suspeito de matar criança de 4 anos com bala perdida, no Recife, é preso pela Polícia Civil
O crime aconteceu no bairro de Água Fria, na Zona Norte, um dia antes do...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
PRF inicia Operação Dia do Trabalho em Pernambuco com foco na segurança viária
Fiscalizações serão reforçadas até domingo para coibir imprudências no...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Segurança é assassinado a facadas em loja invadida por criminosos em Igarassu
Funcionário do estabelecimento fica ferido
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Mulher é presa após roubar estabelecimento comercial em Boa Viagem, no Recife
A suspeita vive em situação de rua no centro da cidade