Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Hospitais metropolitanos do Estado registram queda nas internações causadas por sinistros de trânsito


Por: REDAÇÃO Portal

Campanha Maio Amarelo traz conscientização sobre os cuidados dos condutores

07/05/2025
    Compartilhe:

Campanha Maio Amarelo traz conscientização sobre os cuidados dos condutores

Foto: Ascom/HMA

Reconhecidos pelo atendimento em casos de traumato-ortopedia na Região Metropolitana Norte e Sul, os hospitais Miguel Arraes (HMA), localizado em Paulista, e Dom Helder Câmara (HDH), no Cabo de Santo Agostinho — ambos administrados pela Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH) — celebram a queda no número de ocorrências de sinistros de trânsito no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. Entre janeiro e março deste ano, o HMA contabilizou 295 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, representando uma redução de 19% em relação ao ano anterior, com um número maior de altas hospitalares do que de internações. No caso do HDH, a diminuição foi ainda mais expressiva: em apenas um ano, os atendimentos caíram 81%, passando de 189 para apenas 36 registros no mesmo período.

Essa redução está associada ao aumento da conscientização dos condutores sobre segurança viária. Campanhas educativas, como o Maio Amarelo — criado pela ONU há 14 anos — têm reforçado a necessidade urgente de diminuir a violência no trânsito. Para acompanhar e registrar esses indicadores, os dois hospitais da Região Metropolitana do Recife atuam como Unidades Sentinelas, abastecendo o Sistema de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (SINATT), vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE).

No entanto, alguns padrões permanecem constantes. Os tipos de acidentes e os meios de transporte envolvidos seguem sendo os mesmos ao longo dos anos. Colisões, quedas de veículos e acidentes com motocicletas continuam sendo as principais causas de atendimento nas emergências do Miguel Arraes e do Dom Helder. No HMA, das 295 ocorrências de sinistros registradas no primeiro trimestre de 2025, 66% foram colisões e 83,7% das vítimas estavam em motocicletas. Além disso, 60% dos atendidos tinham entre 20 e 39 anos, faixa considerada economicamente ativa. Já no HDH, das 36 ocorrências registradas, 26 (72%) envolveram motocicletas, e 17 (47%) foram causadas por queda do veículo.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook