Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Hospital Otávio de Freitas realiza primeiro procedimento com bioimpressora para regeneração de tecidos no SUS


Por: REDAÇÃO Portal

O procedimento utilizou células-tronco do paciente para fabricar curativos biológicos.

O procedimento utilizou células-tronco do paciente para fabricar curativos biológicos.

Foto: Hospital Otávio de Freitas

30/09/2022
    Compartilhe:

A equipe de cirurgia vascular do Hospital Otávio de Freitas (HOF), localizado no Recife, garantiu um importante marco para a saúde pública, ao realizar o primeiro procedimento do SUS no Brasil de bioimpressão de curativo de células troncos. O paciente beneficiado,  Ronaldo Ferro, de 66 anos, após amputar um dedo do pé, por causa do diabetes, apresentou problemas na cicatrização da cirurgia, que afetou a sensibilidade do membro. Com o procedimento, por meio de uma impressão 3D, o paciente recebeu um novo tecido na região, que tem acelerado a cicatrização do seu pé. A cirurgia, liderada pelo cirurgião vascular do HOF Nelson Coutinho, envolveu cerca de 10 profissionais - entre médicos, residentes, enfermeiros, técnicos, anestesiologista e instrumentador cirúrgico - e durou cerca de 1h.

O procedimento utilizou células-tronco do paciente para fabricar curativos biológicos, baseados no tecido das células, a fim de tratar lesões graves de pele e ferimentos profundos. 

Também nesta semana, a unidade hospitalar realizou o segundo transplante ósseo por meio da equipe de traumato-ortopedia do Hospital Otávio de Freitas. Um homem, de 50 anos, residente de Caruaru, passou pela troca de prótese de artroplastia total de quadril, a qual o paciente foi submetido há 18 anos. Com o procedimento, o hospital deu início ao processo de solicitação de credenciamento junto ao Ministério da Saúde para se tornar unidade transplantadora na área de traumato-ortopedia  e recebeu uma autorização em caráter excepcional do Sistema Nacional de Transplantes para realizar a cirurgia.

Reportagem Ana Júlia Duarte

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook