Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Brasil

IBGE volta a adotar o termo favela em censos e pesquisas

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A mudança visa melhorar a compreensão do conceito nas pesquisas.

A mudança visa melhorar a compreensão do conceito nas pesquisas.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

23/01/2024
    Compartilhe:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, nesta terça-feira (23), a adoção da expressão “favelas e comunidades urbanas”, em substituição aos "aglomerados subnormais" em pesquisas como o Censo Demográfico, para se referir aos locais popularmente chamados de favelas, invasões, vilas, comunidades ou similares no Brasil.

A mudança visa melhorar a compreensão do conceito nas pesquisas. Segundo o IBGE, a decisão foi tomada após debates e consultas junto a representantes comunitários, órgãos públicos e outras instituições.

Nas consultas feitas para descrever os territórios com características similares aos aglomerados subnormais, "comunidade" foi a denominação mais citada por prefeituras (22,8%) e moradores (25,4%) em todo o país. 

Os dados do Censo 2022 sobre essas áreas serão divulgados no segundo semestre de 2024, mantendo a comparabilidade com os resultados de 2010. Os critérios de identificação permanecem, com mudança apenas na nomenclatura e redação dos critérios  de classificação.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook