Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Inca prevê 44 mil casos novos de câncer colorretal no Brasil por ano

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Os jogadores de futebol Pelé e Roberto Dinamite faleceram em decorrência desse tipo de câncer

Os jogadores de futebol Pelé e Roberto Dinamite faleceram em decorrência desse tipo de câncer

Foto: Reprodução/TV Brasil

12/01/2023
    Compartilhe:

O Brasil passará a registrar 44 mil novos casos de câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, por ano — é o que indica a estimativa feita pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Dessa forma, de acordo com o órgão, ele passará a ser o terceiro mais comum em incidência no país, ficando atrás, somente, do câncer de mama e do câncer de próstata, respectivamente.

A explicação para este “aumento vertiginoso”, como adjetivam os especialistas, são, segundo o instituto, a falta de atividade física e o alto consumo de alimentos industrializados e pobres em fibras. O cirurgião oncológico Rubens Kesley, coordenador do Grupo de Câncer Colorretal do Inca, afirma que quanto mais desenvolvida economicamente é uma localidade, maior a ocorrência desse tipo de câncer.

Segundo o especialista, os Estados Unidos tem uma estimativa é de surgimento de 150 mil novos casos do câncer colorretal por ano. No Brasil, a expectativa é que 70% dos novos casos sejam concentrados nas regiões Sul e Sudeste.

Para se prevenir da doença é necessário evitar o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados, realizar atividade física, aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, diminuir o consumo de carne vermelha, principalmente as que são utilizadas em churrascos e carnes queimadas e com muita gordura.

O cuidado com a saúde bucal também é importante uma vez que pesquisas apontam que a Fusobacterium nucleatum, uma das bactérias da boca, pode acelerar o crescimento desse tipo de câncer.

Por fim, caso a família não apresente histórico de câncer, pacientes saudáveis, que não fumam, nem bebem e têm evacuação diária normal, o ideal é a colonoscopia a partir dos 55 anos de idade.

Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook