Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Índice de Confiança do Empresário Industrial de Pernambuco se afasta do piso histórico

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Comparado ao mês de junho de 2019, foi relatada uma queda de 16,2 pontos percentuais

Comparado ao mês de junho de 2019, foi relatada uma queda de 16,2 pontos percentuais
27/06/2020
    Compartilhe:

A pandemia do novo coronavírus vem causando prejuízos em vários setores da economia. Mas, o retorno gradativo de algumas atividades está trazendo de volta a confiança do empresariado pernambucano, principalmente na indústria. Depois de registrar no mês de abril a maior queda desde 2010 com 36,7 pontos, o índice de confiança do empresário industrial de Pernambuco voltou a crescer e atingiu neste mês a marca de 43,5 pontos. O resultado ainda não deve ser comemorado já que a média ainda está abaixo de 50 pontos, o que ainda demonstra um cenário de otimismo, mas bem diferente do índice apresentado no começo da pandemia no Brasil. De acordo com os especialistas, a confiança do empresário pernambucano é maior que a de outros estados do Nordeste e até de outros estados brasileiros.   

De acordo com economista, Cézar Andrade, embora a conjuntura ainda seja difícil, o empresário começa a ter alguma esperança sobre o futuro dos seus negócios. Na comparação com maio recente, o índice cresceu 6,4 pontos. No entanto, se comparado ao mês de junho de 2019, nota-se uma queda brusca de 16,2 pontos percentuais. No ano passado, o índice estava acima da média e registrava 57,5 pontos.

No pico da pandemia, nos meses de abril e maio, esse índice estava em queda em razão dos efeitos do isolamento social e da diminuição do consumo, o que acarretaram um fluxo menor da circulação das mercadorias, dos insumos e dos trabalhadores, reduzindo também as receitas das empresas.

 

Confira mais informações na reportagem de Carlos Miguel, disponível no play acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook