Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Brasil

INSS: Idade e tempo de contribuição para se aposentar sobem em 2024

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Em 2024, a idade mínima para as mulheres se aposentarem sobe para 58 anos e 6 meses. No caso dos homens, sobe para 63 anos e 6 meses

Em 2024, a idade mínima para as mulheres se aposentarem sobe para 58 anos e 6 meses. No caso dos homens, sobe para 63 anos e 6 meses

Foto: Reprodução/Agência Brasil

13/12/2023
    Compartilhe:

A idade mínima e o tempo de contribuição mínimos para se aposentar pelo INSS vai aumentar a partir de 2024. Determinada pela Reforma da Previdência Social, em 2019, a idade mínima é de 65 anos para homens e 62 para mulheres. Além disso, a decisão exige um tempo de contribuição de 30 anos para as mulheres e 35 para homens. Essa medida só se aplica para quem começou a trabalhar após a aprovação da reforma.

O trabalhador que já estava no mercado de trabalho antes tem direito a regras de transição, com a idade mínima e o tempo de contribuição subindo gradualmente. Devido a isso, em alguns casos, é possível que o cidadão possa se aposentar antes dos 65 anos ou 62 anos no caso das mulheres.

São até cinco regras de transição. E em duas dessas regras - o sistema de pontos e a idade mínima progressiva - as exigências ficam cada vez mais rígidas a cada ano que passa. 

Uma outra regra da aposentadoria que passará por alterações no ano que vem é a da idade mínima progressiva, que a cada ano sobe seis meses. Em 2024, a idade mínima para as mulheres se aposentarem sobe para 58 anos e 6 meses. No caso dos homens, sobe para 63 anos e 6 meses.

Confira as informações com o repórter Israel Teixeira clicando no ‘play’ acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook