Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Instituto Nacional de Câncer (Inca) reforça pedido de doações de plaquetas depois do carnaval

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Neste ano, mesmo antes do carnaval, as doações de sangue já estavam 40% abaixo do ideal para o Inca.

Neste ano, mesmo antes do carnaval, as doações de sangue já estavam 40% abaixo do ideal para o Inca.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

23/02/2023
    Compartilhe:

Devido às festas de Carnaval, muitos bancos de sangue e instituições ficaram com o  estoque de produtos sanguíneos quase zerado, o que é prejudicial para a população. Pensando nisso, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) está convocando voluntários para doarem sangue e plaquetas.

Para doar plaquetas, basta fazer uma doação de sangue, seja ela regular (separação após o procedimento) ou especial (separação na hora da retirada). Esse derivado do sangue é importante para pacientes que tenham sido submetidos a transplante de medula, quimioterapia ou a alguma intervenção cirúrgica. O Instituto reforça a participação da população, pois o número de doações de sangue no período pré-carnaval já estava 40% abaixo do esperado.

Doações podem ser feitas por qualquer pessoa, de 16 a 69 anos, que estejam em boas condições de saúde e que pesem mais de 50 kg. A orientação é evitar o consumo de alimentos gordurosos três horas antes da doação. Quem foi infectado pelo novo coronavírus deve esperar pelo menos 10 dias, contados a partir do fim dos sintomas.

O voluntário deve apresentar documento de identificação com foto. Caso seja menor de idade, deve-se comprovar consentimento formal dos responsáveis. Para doar plaquetas, é necessário agendamento prévio por meio de contato telefônico.

Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook