O aumento é menor se comparado com o que foi registrado para o ano de 2022, onde o reajuste alcançou os 10,67%

Foto: Divulgação
Devido a inflação, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 deve ficar mais caro para os moradores do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. O tributo sofreu reajuste no valor correspondente à variação do índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 6,47% nos três municípios.
Segundo o economista e professor da UFPE, André Magalhães, o reajuste encarece o custo de vida das famílias.
Nas três cidades, existem regras que estabelecem o reajuste do IPTU sendo igual ao do IPCA. No Recife, a forma que compõe o aumento do imposto faz parte do código tributário municipal. Na capital, a prefeitura aplica o IPCA desde 2000.
O economista e professor da UFPE, André Magalhães ainda destaca que o reajuste indexado pelas prefeituras sempre existiu.
O aumento é menor se comparado com o que foi registrado para o ano de 2022, onde o reajuste alcançou os 10,67%, tornando-se o mais alto desde janeiro de 2016. Na época, o Brasil passava por uma grande recessão agregado a uma crise política. Em 2016, o IPCA cresceu em percentuais baixos, não impactando o tributo do contribuinte.
Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2025
Missa em sufrágio do Papa Francisco acontece no Santuário do Morro da Conceição nesta segunda
Cerimônia começará por volta das 18h30, aos pés da imagem da Imaculada...
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Recife entrega obras de contenção de encostas no Alto 13 de Maio
As intervenções fazem parte da Ação Inverno 2025
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Olinda moderniza sinalização do Sítio Histórico para valorizar turismo e patrimônio
Iniciativa inclui placas com QR Codes e conteúdos multilíngues;...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Justiça determina retirada de fiação aérea no Sítio Histórico de Olinda
Decisão que rede elétrica seja embutida para preservar patrimônio tombado...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Jaboatão anuncia nova ferramenta para reforçar alertas de chuvas
O DCA emite alertas severos e extremos de chuva intensa por meio do serviço...