Doações podem ser feitas normalmente durante a pandemia, pois os estabelecimentos estão tomando todos os cuidados necessários para preservar a saúde, segurança e higiene dos doadores, destaca a líder de captação do Banco de Sangue Hemato

Foto: Reprodução/G1
O Junho Vermelho é uma mobilização nacional, alusiva à cor de sangue e ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho, para ressaltar a importância da doação. Por causa do cenário atual de pandemia, o número de doações tem diminuído bastante e preocupado inúmeros bancos de sangue. Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, a líder de captação do Banco de Sangue Hemato, Ana Luiza Araújo, destacou que o estabelecimento está tomando todas as medidas de precaução para que o ato consiga ser realizado da maneira mais segura e higiênica possível.
Na ocasião, ela pontuou que os interessados devem entrar em contato e agendar o dia da doação. Em relação às condições para poder fazer, a líder explicou que é necessário ter de 16 a 69 anos, com o peso acima de 50kg, sem ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Os menores de idade devem ir acompanhados dos responsáveis, as primeiras doações só podem ser feitas até os 60 anos, mas os doadores frequentes podem continuar até os 69. “No geral, estar gozando de uma boa saúde, mesmo em meio a essa pandemia. Se teve gripe, você tem que aguardar 30 dias, o médico vai fazer uma triagem específica e vai fazer uma série de perguntas”, aponta Ana Luiza.
Confira outras informações na entrevista completa com Ana Luiza Araújo.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Pernambuco lidera transplantes renais no Norte e Nordeste e alcança 4ª posição nacional
Estado registra 624 transplantes entre janeiro e abril de 2025 e projeta...
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2025
Pernambuco abre 36 novos leitos pediátricos devido crise de SRAG em crianças
A medida foi tomada uma semana após o decreto de situação de emergência
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Recife terá primeiro centro de equoterapia em hospital público do Nordeste voltado ao TEA
Novo Hospital da Criança contará com Núcleo de Desenvolvimento Integral e...
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
SES-PE abre inscrições para bolsas integrais em cursos de saúde através do FormaSUS; confira
Inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de junho
- Por REDAÇÃO
- 03/06/2025
Hospital das Clínicas realiza implante inédito no SUS em Pernambuco
O procedimento consiste no implante de um sistema de válvulas cardíacas
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Prefeitura do Recife oferece 1.600 exames gratuitos no Mamógrafo Móvel em junho; confira
Ação percorre 20 pontos da capital e visa o diagnóstico precoce do câncer...