Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Lacen confirma 4 amostras para o sorotipo 3 da dengue que não era registrada há 15 anos em Pernambuco

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Todas as quatro amostras confirmadas são do município de Paulista, em pessoas que residem no mesmo endereço

Todas as quatro amostras confirmadas são do município de Paulista, em pessoas que residem no mesmo endereço

Foto: Paulo Whitaker/ Agência Brasil

29/11/2023
    Compartilhe:

O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (LACEN) confirmou quatro amostras positivas para o sorotipo 3 da dengue, que não era registrada há mais de 15 anos no Estado. Todas as quatro amostras confirmadas são do município de Paulista, em pessoas que residem no mesmo endereço. 

“Diferente do Chikungunya e do Zika, que só possuem um sorotipo e infectam as pessoas apenas uma vez, a dengue possui quatro sorotipos diferentes. Um cuidado a mais nesse tipo de circulação é que pessoas que pegaram outros sorotipos, em outras circunstâncias, acabam por ficar mais vulneráveis a desenvolver a dengue em sua forma mais grave”, explica o diretor geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-PE, Eduardo Bezerra. 

De acordo com a vigilância em saúde, já vinha acontecendo uma circulação dos sorotipos em território nacional nos últimos meses, o que fez com que a chegada em Pernambuco já fosse esperada. 

A Secretaria de Saúde de Pernambuco ressalta que os cidadãos devem eliminar os focos do Aedes aegypti. Por isso, é recomendado não juntar entulhos que possam promover o acúmulo de água, sempre limpar todos os locais utilizados para o armazenamento de água, como vasos, calhas, caixas d’água, baldes e garrafas, além de usar repelente. 

Em caso de sintomas como febre, manchas na pele, dor nos olhos, conjuntivite, dor no corpo e nas articulações, dores de cabeça ou outra manifestação, a Secretaria de Saúde afirma que a busca por atendimento médico é essencial. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento da doença ou um possível óbito. 

Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima. 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook