Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cidade

Lei concede título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife ao Festival Rec-Beat

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A proposta feita pela vereadora Cida Pedrosa busca homenagear o festival de música, que existe há quase 30 anos, trazendo grandes nomes para o Carnaval da capital pernambucana

A proposta feita pela vereadora Cida Pedrosa busca homenagear o festival de música, que existe há quase 30 anos, trazendo grandes nomes para o Carnaval da capital pernambucana

Foto: Reprodução / G1

27/11/2023
    Compartilhe:

A Câmara Municipal do Recife aprovou por meio de votação no plenário, o Projeto de Lei nº 136/2023, que declara o Festival Rec-Beat como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. A proposta feita pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) busca homenagear o festival de música, que existe há quase 30 anos, trazendo grandes nomes para o Carnaval da capital pernambucana.

No texto da PLO, se justifica a homenagem devido ao festival ter se tornando, ao longo da história, "um evento emblemático e significativo para a cidade, desempenhando um papel importante na promoção da diversidade cultural e na valorização da música e das manifestações artísticas locais, estaduais, nacionais e internacionais".

Criado pelo jornalista e produtor cultural Antonio Gutierrez, mais conhecido como Gutie, o Rec-Beat deu seu pontapé inicial nos anos 1990, com uma festa temática chancelada pelo nome que viria a batizar o festival, tendo sua primeira edição realizada em 1995, no Carnaval de Olinda.

O festival de música passou por quatro endereços, até se instalar definitivamente no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife. Durante 28 anos, o evento conquistou um alcance de 20 mil pessoas por noite, com acesso gratuito ao público. No palco multicultural, nomes como Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado e Emicida se apresentaram com seus ritmos.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook