A proposta feita pela vereadora Cida Pedrosa busca homenagear o festival de música, que existe há quase 30 anos, trazendo grandes nomes para o Carnaval da capital pernambucana

Foto: Reprodução / G1
A Câmara Municipal do Recife aprovou por meio de votação no plenário, o Projeto de Lei nº 136/2023, que declara o Festival Rec-Beat como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. A proposta feita pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) busca homenagear o festival de música, que existe há quase 30 anos, trazendo grandes nomes para o Carnaval da capital pernambucana.
No texto da PLO, se justifica a homenagem devido ao festival ter se tornando, ao longo da história, "um evento emblemático e significativo para a cidade, desempenhando um papel importante na promoção da diversidade cultural e na valorização da música e das manifestações artísticas locais, estaduais, nacionais e internacionais".
Criado pelo jornalista e produtor cultural Antonio Gutierrez, mais conhecido como Gutie, o Rec-Beat deu seu pontapé inicial nos anos 1990, com uma festa temática chancelada pelo nome que viria a batizar o festival, tendo sua primeira edição realizada em 1995, no Carnaval de Olinda.
O festival de música passou por quatro endereços, até se instalar definitivamente no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife. Durante 28 anos, o evento conquistou um alcance de 20 mil pessoas por noite, com acesso gratuito ao público. No palco multicultural, nomes como Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado e Emicida se apresentaram com seus ritmos.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2025
Missa em sufrágio do Papa Francisco acontece no Santuário do Morro da Conceição nesta segunda
Cerimônia começará por volta das 18h30, aos pés da imagem da Imaculada...
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Recife entrega obras de contenção de encostas no Alto 13 de Maio
As intervenções fazem parte da Ação Inverno 2025
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Olinda moderniza sinalização do Sítio Histórico para valorizar turismo e patrimônio
Iniciativa inclui placas com QR Codes e conteúdos multilíngues;...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Justiça determina retirada de fiação aérea no Sítio Histórico de Olinda
Decisão que rede elétrica seja embutida para preservar patrimônio tombado...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Jaboatão anuncia nova ferramenta para reforçar alertas de chuvas
O DCA emite alertas severos e extremos de chuva intensa por meio do serviço...