Quatro imunizantes tiveram aumento: BCG, Pólio, DTP e tetraviral

Foto: Reprodução - via G1
Um levantamento realizado pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância Fiocruz/Unifase) demonstra que em 2022 houve um aumento na cobertura de quatro vacinas do Programa Nacional de Imunizações: BCG, Pólio, tríplice bacteriana (DTP) e a tetraviral. O estudo foi publicado no periódico científico National Library of Medicine com dados até 2021, e teve a atualização divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A decorrente queda nas taxas de cobertura vacinal desde 2015 tem sido uma preocupação das autoridades de saúde e pesquisadores, devido ao risco de ressurgimento de doenças já erradicadas, como a poliomielite e o sarampo, que também é um exemplo emblemático, pois retornou em 2016, devido à queda na vacinação.
No ano de 2022, a vacina BCG alcançou uma cobertura de 99,5%, representando um aumento de 19,7 pontos percentuais. Aplicada ao nascer, a vacina protege contra formas graves de tuberculose e tem como meta chegar a 90% dos bebês. A vacina contra a poliomielite, aplicada em três doses no primeiro ano de vida, também teve um aumento de 19,7 pontos percentuais, mas a cobertura ficou em 85,3%. A tríplice bacteriana (DTP) teve um aumento de 9,1 pontos percentuais, chegando a 85,5%, abaixo da meta de 95%. A tetraviral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, teve um aumento de 3,5 pontos percentuais, atingindo uma cobertura de 59,6%, muito abaixo dos 95% desejados.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/08/2025
SUS realiza primeira cirurgia cardíaca teleorientada em Pernambuco
Tecnologia permite que especialistas de São Paulo orientem, em tempo real,...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Criança é diagnosticada com meningite tipo B em Garanhuns, mas apresenta melhora
Caso raro da forma bacteriana grave da doença foi confirmado por exame;...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão