Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Maré Vermelha: em cinco dias, 278 pessoas tiveram suspeitas de intoxicação no Litoral Sul

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Relatório com resultado de exames laboratoriais da CPRH deve ser divulgado até a próxima semana

Relatório com resultado de exames laboratoriais da CPRH deve ser divulgado até a próxima semana

Foto: Reprodução/ Via G1

02/02/2024
    Compartilhe:

O Litoral Sul de Pernambuco segue apresentando aumento no número de suspeitas de casos de intoxicação pelo fenômeno natural conhecido como “Maré Vermelha". Em cinco dias, 278 pessoas apresentaram sintomas como dores no corpo, náusea e diarréia, após ir à praia.  

A gerente do laboratório da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Andrea Xavier, explica que o fenômeno acontece quando o mar tem um aumento excessivo de microalgas que liberam toxinas. Vários fatores podem influenciar este crescimento, como o aumento da temperatura da água e a disponibilidade de nutrientes. Disse, ainda, que as algas não são tóxicas na maioria dos casos, mas a intoxicação pode acontecer a depender da espécie e também de modo oscilante. 

A especialista da CPRH também afirmou que uma primeira vistoria realizada na praia de Maracaípe, onde aconteceram os primeiros casos, não registrou nenhuma mancha de intoxicação. Por isso, a agência prosseguiu com as investigações e um novo relatório com dados preliminares será divulgado nesta sexta-feira, já o resultado final deve ser publicado até a próxima semana.

A orientação da CPRH é que a população evite locais que apresentarem manchas de coloração na água, que podem ser marrons, verdes e azuis, e não apenas vermelhas. Também é necessário estar atento ao odor do ambiente e em caso de sintomas, uma unidade hospitalar deve ser procurada. 

Ouça a matéria da repórter Aline Melo no 'Play' acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook