Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Material escolar tem aumento de 15% a 30% e saiba das orientações para economizar

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Diferença de preços pode afetar compras do setor para ano letivo de 2022.

Diferença de preços pode afetar compras do setor para ano letivo de 2022.

Foto: Pixabay

31/12/2021
    Compartilhe:

O ano novo inicia e traz aquela carga de boletos da vida adulta. Para as pessoas com filhos em idade escolar os investimentos ficam mais esticados, afinal despesas são classificadas quando não se tem retorno. No caso dos materiais escolares a inflação e alta do dólar prometem elevação variando de 15% a 30% nos valores, segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE).

Segundo a entidade, as indústrias e atravessadores dos produtos estão percebendo os custos e elevação nas diversas matérias primas, a exemplo do papel, papelão, plástico, químicos, embalagem, etc. 

O presidente executivo da ABFIAE, Sidnei Bergamaschi, explica que "para os produtos importados, os principais impactos são a variação do dólar no Brasil, os aumentos de custos na Ásia e a elevação dos preços de fretes internacionais, decorrente da falta de containers. Além disso, as medidas antidumping para importações de lápis da China, adotadas pelo governo brasileiro este ano, aumentaram os custos na categoria de lápis”.

Sobre as mensalidades escolares, o gerente do Procon-PE, Pedro Cavalcanti explica que o reajuste está dentro do planejamento das instituições, mas que o planejamento deve ser apresentado aos pais e mães.

Confira mais informações na reportagem de Fernando Alvarenga, disponível no play acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook