O programa planeja formar 2 mil pessoas no primeiro edital, com um investimento de R$ 135 milhões ao longo de cinco anos.
Foto: Reprodução - Via G1
O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançaram o Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). Essa iniciativa visa capacitar professores em licenciaturas específicas e pedagogos para atender às necessidades das redes públicas e comunitárias que oferecem educação escolar indígena, quilombola e no campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.
O programa Parfor Equidade, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, planeja aprimorar a formação de professores em serviço e aumentar o número de profissionais atendendo a esses grupos vulneráveis na educação. O programa planeja formar 2 mil pessoas no primeiro edital, com um investimento de R$ 135 milhões ao longo de cinco anos.
Os cursos oferecidos abrangem Pedagogia Intercultural Indígena, Licenciatura Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, Licenciatura em Educação Especial Inclusiva e Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos.
De acordo com o MEC, pelo menos 50% das vagas serão reservadas para professores da rede pública que já atuam na área do curso, especialmente para grupos indígenas, quilombolas, negros ou pardos, populações do campo, pessoas surdas e o público-alvo da educação especial. Para outros candidatos, haverá um processo seletivo conduzido por cada instituição de ensino, com cotas destinadas aos mesmos grupos mencionados anteriormente.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2024
Senai abre 100 vagas para curso técnico gratuito de logística
Inscrições estão abertas até o dia 24 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 05/11/2024
UFPE abre inscrições para 1.380 vagas em cursos gratuitos de graduação a distância
Para concorrer, os candidatos devem ter participado de uma das cinco...
- Por REDAÇÃO
- 04/11/2024
Rede Municipal de Ensino inicia matrículas de alunos novatos para 2025 no Recife
Inscrições podem ser feitos pelo portal Educação e pelo Conecta Recife
- Por REDAÇÃO
- 04/11/2024
Enem tem 26,6% dos candidatos ausentes no primeiro dia de provas
O número representa queda em relação ao ano passado
- Por REDAÇÃO
- 31/10/2024
Governo de Pernambuco nomeia 1.956 professores para rede estadual de ensino
Outras nomeações são aguardadas para os dias 15 e 30 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2024
UFPE abre inscrições para seleção de tutores do curso de Educação Inclusiva
Inscrições seguem até dia 22 de novembro, por meio de formulário online