Memorial da Democracia não terá delegacias e postos de monitoramento
Secretarias Estaduais acatam recomendação do MPPE

Foto: Reprodução/MPPE
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, recomendou à Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência que não utilize o Memorial da Democracia de Pernambuco Fernando de Vasconcellos Coelho — localizado no Casarão do Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela, no Recife — para a instalação de delegacias temporárias, postos de vigilância ou outras estruturas ligadas à segurança pública, mesmo durante períodos festivos como a Semana Santa, os ciclos Junino, Natalino e o Carnaval. A recomendação foi acolhida pela Secretaria.
A iniciativa tem como objetivo assegurar que o Memorial seja preservado como um espaço dedicado à cultura, à cidadania, à memória histórica e à promoção da democracia. O MPPE destacou a importância de manter a integridade desses locais simbólicos, que representam a resistência política, e evitar que sejam utilizados para fins policiais, ainda que de forma provisória.
A recomendação surgiu a partir do Procedimento Administrativo, que acompanha o funcionamento do Memorial e apontou que, em ocasiões anteriores, o espaço chegou a ser utilizado por efetivos da Polícia Militar e da Polícia Civil durante eventos realizados na área.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa