Ministério da Cultura e AGU implementam projeto para renegociar dívidas do setor cultural
A ação oferece condições especiais para que os devedores firmem, de forma rápida e acessível, acordos para quitar débitos

Foto: Governo Federal
Uma portaria do Ministério da Cultura e da Advocacia-Geral da União (AGU) foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (7), e institui o Programa de Gestão de Soluções Negociais para Devedores da Área Cultural (AGU Pró-Cultura). O texto destaca que o projeto permite a renegociação de dívidas de profissionais e empresas do setor cultural com órgãos federais, incluindo autarquias e fundações públicas da área de cultura.
A ação oferece condições especiais para que os devedores firmem, de forma rápida e acessível, acordos para quitar débitos considerando o perfil da dívida e a capacidade de pagamento.
A proposta foi idealizada a partir do diagnóstico do segmento, que durante a pandemia da Covid-19, foram os mais prejudicados. O período levou muitos profissionais e empresas a acumularem dívidas com órgãos e entidades públicas federais.
A portaria também destaca que a implementação do projeto será realizada em duas etapas. A primeira, com início imediato, envolvendo débitos com autarquias e fundações públicas federais da área da cultura. Já a segunda, em estado de elaboração, vai abranger outros órgãos públicos da União, como o próprio Ministério da Cultura.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Câmara de Pesqueira rejeita CPI contra prefeito e vereadores acusados de corrupção
Proposta para investigar suposto esquema de desvio de R$ 15,6 milhões teve...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Vereador do Recife propõe PL para criar Dia Municipal de Combate à Cristofobia
A proposta de Alef Collins (PP) está na fase de emendas na Casa de José...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Silvio Costa Filho retorna à presidência do Republicanos em Pernambuco
O atual presidente da legenda, Samuel Andrade, passa ao comando da...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Comissão de Justiça da Alepe aprova pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão do Governo de Pernambuco
Projeto foi aprovado na CCLJ e ainda precisa passar por mais duas comissões...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Mendonça Filho vai convidar ministro Ricardo Lewandowski para discussão da PEC da Segurança na CCJ
A PEC da Segurança Pública foi entregue ao Congresso pelo presidente Lula...
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Simplex: João Campos lidera pesquisa ao Governo de Pernambuco com 56,5%
Raquel Lyra tem 26% no cenário estimulado; desaprovação da gestão...