Ministério da Saúde lança campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos no Brasil
Dispositivos prejudiciais à saúde são atrativos para os jovens

Foto: Agência Brasil
Dados apresentados pelo ministério indicam que crianças e adolescentes que usam cigarros eletrônicos têm pelo menos duas vezes mais probabilidade de fumar cigarros mais tarde na vida. Pensando nesse dado, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançaram nessa quarta-feira (29) campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos com foco na proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.
A iniciativa visa promover uma mudança de comportamento, com utilização de linguagem jovem. Serão pontuadas, como forma de alerta, as táticas utilizadas pela indústria para atrair crianças e adolescentes, com interesse em garantir e ampliar seu mercado consumidor.
Um dos perigos dos dispositivos eletrônicos para fumar são as quantidades variáveis de nicotina e outras substâncias tóxicas, o que faz com que suas emissões sejam prejudiciais tanto para quem faz o uso direto quanto para quem é exposto aos aerossóis. Em 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução proibindo a comercialização, a fabricação e a publicidade de cigarros eletrônicos no Brasil.
Com apuração da repórter Taynã Olimpia e informações da Agência Brasil.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Pernambuco lidera transplantes renais no Norte e Nordeste e alcança 4ª posição nacional
Estado registra 624 transplantes entre janeiro e abril de 2025 e projeta...
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2025
Pernambuco abre 36 novos leitos pediátricos devido crise de SRAG em crianças
A medida foi tomada uma semana após o decreto de situação de emergência
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Recife terá primeiro centro de equoterapia em hospital público do Nordeste voltado ao TEA
Novo Hospital da Criança contará com Núcleo de Desenvolvimento Integral e...
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
SES-PE abre inscrições para bolsas integrais em cursos de saúde através do FormaSUS; confira
Inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de junho
- Por REDAÇÃO
- 03/06/2025
Hospital das Clínicas realiza implante inédito no SUS em Pernambuco
O procedimento consiste no implante de um sistema de válvulas cardíacas
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Prefeitura do Recife oferece 1.600 exames gratuitos no Mamógrafo Móvel em junho; confira
Ação percorre 20 pontos da capital e visa o diagnóstico precoce do câncer...