Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cidade

Mobilidade 4.0 - O futuro do transporte já começou

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A crise, querendo ou não, ajudou na adesão aos aplicativos de entrega, que em 2019, se tornaram a fonte de renda para quase 4 milhões de brasileiros

A crise, querendo ou não, ajudou na adesão aos aplicativos de entrega, que em 2019, se tornaram a fonte de renda para quase 4 milhões de brasileiros

Foto: Reprodução

31/12/2019
    Compartilhe:

Os dispositivos e tecnologias que estão ao alcance das pessoas, além de promover a chamada digitalização da economia, vêm impactando na mobilidade de grandes centros urbanos. A novidade, encarada como a quarta revolução no mundo, está cercada de ferramentas projetadas para gerar comodidade, encurtar tempo, distância, aumentar conexões e experiências. Nos últimos anos, as bikes e motocicletas tomaram as ruas do Recife, acompanhando uma onda de crescimento no serviço de delivery. A crise, diga-se de passagem, deu um empurrãozinho na adesão aos aplicativos de entrega, que em 2019, se tornaram a fonte de renda para quase 4 milhões de brasileiros. Apesar de proporcionar o sustento de muitas famílias, as plataformas como Ifood, Rappi, Uber e 99, também mascaram, na avaliação de especialistas, o número de desempregados no país. 

O consenso é que a tecnologia veio pra ficar e tende a ser uma aliada nos negócios. Se antes, a força era maior em bares e restaurantes, hoje, é crescente a demanda de estabelecimentos que estão oferecendo a possibilidade de fazer pedidos online, seja para entrega, ou para antecipar a compra a ser consumida no local. A explicação de alguns profissionais é que o surgimento dessa nova realidade está ligada à psicologia humana, fundamentada em quatro dimensões. 

Veículos autônomos, carros voadores, parece mais a discussão sobre um futuro distante, mas que já está mais próxima de se tornar realidade, nas grandes metrópoles. As soluções tecnológicas, são as apostas de gigantes, que querem oferecer uma alternativa para o problema da mobilidade das pessoas.  Em operação no Recife desde de Março de 2016, a Uber, por exemplo, informou que está desenvolvendo um carro voador para transportar quatro passageiros, além do piloto. O serviço só deve ter lançamento mesmo em 2023 e funcionar de fato em cinco anos. Até lá, quem precisa se locomover na capital pernambucana, ainda vai continuar usando o serviço tradicional, oferecido por diversas empresas, nos veículos automotores. 

Ouça as reportagens do Anderson Souza

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook