Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Morre artista plástica Tereza Costa Rêgo


Por: REDAÇÃO Portal

Considerada um dos principais nomes do modernismo em Pernambuco, foi autora de obras expostas no Brasil e no mundo.

Considerada um dos principais nomes do modernismo em Pernambuco, foi autora de obras expostas no Brasil e no mundo.

Foto: Roberta Rêgo / G1 PE

26/07/2020
    Compartilhe:

Morreu no Recife, aos 91 anos de idade, a artista plástica Tereza Costa Rêgo. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Joana, na zona norte da capital, desde que sofreu um AVC, no sábado (25),  e faleceu na manhã deste domingo (26).

Por nota, a família lamentou a morte de Tereza e agradeceu a solidariedade e mensagens recebidas. Detalhes sobre sepultamento e enterro da artista não foram divulgados pelos parentes. No texto, a família pede para que ela seja lembrada com amor, gratidão, alegria e saudade.

Tereza Costa Rêgo é considerada um dos maiores nomes da arte modernista em Pernambuco. Filha de uma família tradicional da aristocracia rural do estado começou a pintar ainda criança. Aos 15 anos, entrou na Escola de Belas Artes. Boa parte da vida foi dedicada quase que exclusivamente à pintura. Precisou deixar o país nos tempos da Ditadura Militar e viveu exilada com o marido, que era do Partido Comunista, no Chile e na Europa.

Tereza ganhou três prêmios do Museu do Estado e um quarto prêmio da Sociedade de Arte Moderna. Tinha mestrado e doutorado em História e seus quadros foram expostos pelo Brasil e em países como Portugal, França e Cuba.

A morte da artista foi lamentada pelo presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Por nota, o jornalista Ricardo Leitão disse que “Tereza Costa Rêgo foi uma mulher e uma artista que marcou a sua geração pela liberdade com que ela viveu e a criatividade com que exerceu a sua pintura. O prefeito do Recife também se manifestou. Na nota de pesar, Geraldo Júlio disse que é "Irrecuperável a perda de Tereza Costa Rêgo. Artista de profunda sensibilidade, Tereza é um símbolo de resistência e liberdade e um grande exemplo da força da mulher recifense", assinou o gestor.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook