'Mortalidade por Covid-19 em Pernambuco deverá ser maior nos próximos dias', afirma André Longo
De acordo com o Secretário de Saúde de Pernambuco, aumento contínuo de infectados, descompromisso e falta de educação são agravantes da pandemia no Estado.

Foto: Hélia Shepa/Arquivo SEI
Há um ano da confirmação do primeiro caso da Covid-19 em Pernambuco, a situação no Estado ainda é alarmante. Ao invés de estabilidade no número de casos e a conscientização da população, é observada pouca adesão por parte da população às medidas de restrição, aumento contínuo de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e, com isso, uma pressão no sistema de saúde nas redes privada e particular de Pernambuco, que beiram um colapso. Durante o programa CBN Total desta sexta-feira (12), o secretário de saúde de Pernambuco André Longo afirmou que o cenário da pandemia no Estado é preocupante e que pode piorar nos próximos dias. “Nós estamos antevendo uma situação de muita gravidade nos próximos dias e semanas com a perspectiva da falta de leitos para as pessoas doentes. Então, precisamos mudar nosso comportamento de forma mais acentuada e seguir as regras sanitárias, porque não está adiantando somente as medidas restritivas. Nós adotamos neste último final de semana, e nós não consideramos a adesão como positiva, tendo em vista que só 45% foi o indicador de isolamento social medido no sábado, e 54% no domingo, são dados ainda muito aquém do que precisamos para melhorar a transmissão da doença”, disparou.
De acordo com o secretário, o governo tem conseguido abrir mais de 10 leitos de UTI por dia, no entanto, é necessário o engajamento da população com as medidas sanitárias, como a utilização da máscara, álcool em gel e a garantia do distanciamento social para que a operação sanitária tenha eficácia em Pernambuco. “Nós vemos a recorrência do descompromisso, da falta de educação, porque isso é educação básica, regra básica de educação e da convivência que hoje é a utilização da máscara. Nós vemos pessoas instruídas, lideranças da nação com um descompromisso com isso, o que parece uma sabotagem das melhores políticas públicas. Precisamos que a população atente para a necessidade de ajudar, para que possamos salvar vidas, porque a mortalidade de Pernambuco já começa a dar sinal de que vai aumentar e nós estávamos colhendo bons resultados, mas estamos hoje ameaçados com uma pressão descomunal, que está progredindo a cada dia”, alertou André Longo.
Confira na íntegra a entrevista com o Secretário de Saúde de Pernambuco André Longo, no play disponível acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Criança é diagnosticada com meningite tipo B em Garanhuns, mas apresenta melhora
Caso raro da forma bacteriana grave da doença foi confirmado por exame;...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...