MPPE recomenda que Camaragibe estruture Controladoria-Geral do município
Órgão responsável pelo controle interno precisa de adequações para garantir transparência e eficiência na gestão pública

Foto: Victor Patrício/Prefeitura de Camaragibe
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que a Prefeitura de Camaragibe adote providências para estruturar a Controladoria-Geral do Município (CGM). Segundo a 2ª Promotoria de Justiça Cível, o órgão não possui autonomia adequada e precisa de reformulações para exercer suas funções com eficiência. A recomendação inclui a criação de planos de cargos e carreiras para os servidores.
A promotora Camila Spinelli destacou, entre as falhas identificadas, que a Ouvidoria-Geral e o Portal da Transparência não estão interligados à CGM. Além disso, o controle interno não está vinculado diretamente ao chefe do Executivo, o que compromete sua atuação. O MPPE sugere que a Controladoria tenha status equivalente ao de uma Secretaria Municipal.
A recomendação também prevê que a CGM seja responsável por atualizar o Portal da Transparência e atender aos pedidos de informações da população. O município deverá garantir que apenas servidores efetivos e qualificados ocupem funções essenciais no controle interno, substituindo cargos comissionados. As mudanças exigem alterações na legislação municipal.
A Prefeitura tem 30 dias para informar se acatará a recomendação e quais medidas serão adotadas. Caso não cumpra as orientações, poderá ser alvo de novas ações do MPPE. O documento foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do órgão.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/05/2025
MPPE ativa painel de transparência para contratações artísticas dos festejos juninos de 2025
Ferramenta permitirá comparar gastos com os de 2024 e avaliar relação...
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2025
Prefeitura do Recife investe R$ 8,6 milhões em contenção de encosta na Linha do Tiro
Obra na Rua Córrego do Sargento beneficia mil moradores com muros de arrimo,...
- Por REDAÇÃO
- 23/05/2025
Governo inicia obras de conjunto habitacional no Bongi com previsão de entrega em 2026
Projeto beneficiará 64 famílias com moradias e infraestrutura básica no...
- Por REDAÇÃO
- 18/05/2025
Compesa realiza intervenção emergencial em rede de esgoto da Avenida Beberibe, no Recife
Um trecho de aproximadamente 200 metros da via está interditado durante o...
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2025
Missa em sufrágio do Papa Francisco acontece no Santuário do Morro da Conceição nesta segunda
Cerimônia começará por volta das 18h30, aos pés da imagem da Imaculada...
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Recife entrega obras de contenção de encostas no Alto 13 de Maio
As intervenções fazem parte da Ação Inverno 2025