Manifestantes pedem diálogo com o prefeito João Campos

Foto: Reprodução Whatsapp (via G1)
Em protesto contra o despejo de famílias da Ocupação Companheiro Lorenzon, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) ocupa a frente do prédio da sede da Prefeitura do Recife. Com cartazes e presença de um grupo de manifestantes, a avenida Cais do Apolo chegou a ser interditada na manhã desta segunda-feira (11), e agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) foram deslocados para garantir a mobilidade no local.
Instalada no bairro de Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife, a Ocupação é feita no terreno da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde está instalada a antena desativada da Rádio Universitária Paulo Freire. Em nota, a instituição de ensino pontuou que "quando se deu a ocupação, a Universidade Federal de Pernambuco fez contato com o MTST e se colocou à disposição para o diálogo" e que um pedido de reintegração de posse foi ajuizado e o movimento foi notificado.
Ainda de acordo com a universidade, o "MTST desde outubro de 2023 se comprometeu a sair do imóvel da UFPE no prazo de 15 dias após o cadastramento das famílias, o que foi feito ainda no mês de outubro do ano passado." A ordem de desocupação, prevista para a próxima sexta-feira (15) decorreria, então, do não cumprimento por parte do MTST de desocupar o imóvel, o que prejudica o funcionamento da instituição de ensino, que, entre outros pontos, está com a rádio fora do ar.
A coordenadora nacional do MTST, Vitória Genuíno, conta que a permanência da Ocupação se deu por falta de contrapartidas das outras partes envolvidas no processo.
O MTST pontuou que continuará o ato até conseguir agenda com o prefeito João Campos. Em nota, a gestão municipal esclareceu “que o terreno é de posse da União e que se mantém aberta ao diálogo com os movimentos sociais.”
Ouça matéria completa da repórter Taynã Olimpia no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2025
Missa em sufrágio do Papa Francisco acontece no Santuário do Morro da Conceição nesta segunda
Cerimônia começará por volta das 18h30, aos pés da imagem da Imaculada...
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Recife entrega obras de contenção de encostas no Alto 13 de Maio
As intervenções fazem parte da Ação Inverno 2025
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Olinda moderniza sinalização do Sítio Histórico para valorizar turismo e patrimônio
Iniciativa inclui placas com QR Codes e conteúdos multilíngues;...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Justiça determina retirada de fiação aérea no Sítio Histórico de Olinda
Decisão que rede elétrica seja embutida para preservar patrimônio tombado...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Jaboatão anuncia nova ferramenta para reforçar alertas de chuvas
O DCA emite alertas severos e extremos de chuva intensa por meio do serviço...