
Somente no Recife, mais de 3 mil atendimentos foram realizados durante a festividade

Foto: Reprodução/G1
Carnaval 2023 passou e agora só em 2024, mas algumas lembranças indesejadas foram deixadas com os foliões após a festa de momo. A velha conhecida virose pós-folia começa a se apresentar após a maratona dos blocos de rua, má alimentação, excesso de bebidas alcoólicas e redução do tempo de sono. Somente no Recife, mais de 3 mil atendimentos foram realizados durante a festividade, desses, 1069 foram de faixa etária infantil que apresentaram sintomas de quadro viral. Segundo Eduardo Jorge, médico pediatra e representante da sociedade brasileira de imunizações, nesse período pós-carnaval é comum que se apresente uma grande demanda de atendimentos nas unidades hospitalares.
Entre os sintomas apresentados pelos pacientes e divulgado pela Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), estão dor de cabeça, febre, diarreia, vômito e dificuldades para respirar. Eduardo Jorge destaca que após o atendimento e até por precaução, alguns métodos devem ser adotados.
Em meio às festas, a taxa de testes com resultado positivo para Covid-19 aumentou. Segundo levantamento realizado pela Dasa, a taxa de positividade entre a semana de 17 a 23 de fevereiro foi de 23,85%, configurando aumento de 20,2% na comparação com a semana anterior aos festejos. É importante lembrar que além do coronavírus, que não acabou, outras doenças que afetam o sistema respiratório podem se manifestar, principalmente pelo contato com diferentes pessoas e a mudança de clima apresentada em Pernambuco nos últimos dias.
Ouça a matéria de Guilherme Camilo sobre o assunto clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 20/03/2023
Covid-19: vacina bivalente está disponível para públicos prioritários
O imunizante bivalente da Pfizer será disponibilizado para quem já...
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2023
Ministério da Saúde cria centro para monitoramento da dengue; Brasil teve aumento de 43,8% de casos neste ano
A criação do COE Arboviroses ocorre diante do aumento de casos dessas...
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2023
Pernambuco autoriza aplicação da vacina bivalente para todos os grupos prioritários
O Estado já disponibilizou as doses das vacinas para todos os municípios.
- Por REDAÇÃO
- 17/03/2023
Covid-19: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforça que doses da vacina bivalente são seguras
O pronunciamento acontece após o Ministério da Saúde divulgar uma nota ...