Municípios devem divulgar diariamente na internet dados sobre vacinados contra Covid-19, diz MPPE
Nota técnica expedida nesta terça (26) aponta que promotores devem cobrar de prefeitos e secretários de Saúde a disponibilização de informações em 'site específico' ou em 'aba do site da prefeitura' de 'forma clara e objetiva'

Foto: Pedro Alves/G1
Uma recomendação destinada aos prefeitos e secretários de saúde das 184 cidades pernambucanas orienta que os gestores devem ter transparência nas informações sobre a dispensação da vacina contra a covid-19. A ideia do Ministério Público de Pernambuco com a recomendação PGJ n.º 02/2021 é evitar o popular "fura-fila" prática conhecida formalmente corrupção tão combatida socialmente aos políticos. As prefeituras devem divulgar as informações “em site específico, ou mesmo em aba do site oficial do município”, garantindo, assim “a compreensão da população”.
A nota técnica, feita pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto Freitas, a promotores de Justiça de todo o estado orienta que é preciso divulgar, diariamente, os dados na internet “de forma clara e objetiva”. Ainda de acordo com Paulo Augusto Freitas "os prefeitos devem disponibilizar informações como o nome e grupo prioritário a que pertencem, nomes das pessoas já vacinadas, data da vacinação, número de lote da vacina aplicada e nome do responsável pela aplicação da vacina, com alimentação diária das informações”.
Confira mais informações na reportagem de Fernando Alvarenga, clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Recife disponibiliza 2.160 vagas para a realização de exames de mamografia
Poderão realizar o exame mulheres e homens trans entre 50 e 69 anos
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Saúde amplia proteção contra meningite com nova vacina para crianças
Reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina meningocócica ACWY, que...
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
HR já registra 41 atendimentos em vítimas de queimaduras neste mês de junho
A maior concentração de casos de queimaduras ocorreu entre os dias 24 e 25
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Dose de reforço de vacina contra meningite terá proteção maior
Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Ministério da Saúde confirma que vacina contra a dengue deve estar disponível no início de 2026
Imunizante está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2025
Pernambuco abre 10 novos leitos de UTI pediátrica em Nazaré da Mata
As novas unidades são voltadas ao atendimento de crianças com quadros de...