No Recife, Lagoa do Araçá ganha Econúcleo dedicado à educação ambiental
A obra, no valor de R$91.535,00, durou três meses e será um espaço dedicado a incentivar a preservação da natureza

Foto: Wagner Ramos/ Prefeitura do Recife
Para promover a educação ambiental e incentivar boas práticas voltadas para a sustentabilidade, a Prefeitura do Recife entregou o Econúcleo da Lagoa do Araçá, localizado no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da capital.
A ação aconteceu por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS). Durante o ato, aconteceu o plantio simbólico de seis mudas de árvores de Araçá (Psidium guineense), espécie que deu nome à localidade.
Além disso, os presentes também puderam conferir a exposição “História da luta para salvar e urbanizar a Lagoa do Araçá”, que conta a trajetória e a importância da mobilização social para a conservação e proteção do local.
A obra, no valor de R$91.535,00, durou três meses e será um espaço dedicado a incentivar a preservação da natureza.
O local, de 36,40 m², conta com dois banheiros, sendo um acessível, ampla sala e depósito de materiais e equipamentos que darão suporte às atividades desenvolvidas para a comunidade.
“O mundo está registrando temperaturas cada vez mais altas, mais fenômenos climáticos extremos. E é papel de todos nós, governo e sociedade civil, atuarmos para construir um mundo melhor e com respeito à natureza. Por isso que a gente está aqui, na Lagoa do Araçá, inaugurando o mais novo Econúcleo da cidade. Uma ação de meio ambiente e de educação ambiental”, pontuou o prefeito João Campos durante a inauguração.
O novo Econúcleo se soma ao Espaço Literário Lagoa do Araçá que também foi requalificado. O espaço recebeu um ecoponto de coleta seletiva de resíduos sólidos, um novo paisagismo e novas geladeiras literárias foram disponibilizadas para a comunidade.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Oscar Barreto, enfatizou que a ação é parte de um esforço contínuo da Secretaria de envolver a comunidade em práticas sustentáveis. "A iniciativa tem o propósito de cuidar do meio ambiente, incentivando a sensibilização ambiental através da educação. O Econúcleo será mais um ambiente educador capaz de integrar a comunidade com a natureza, para que juntos a gente possa construir uma sociedade mais equilibrada, justa, solidária e ambientalmente sustentável”, disse o secretário.
Confira as informações com a repórter Marcelle Reis, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2025
Missa em sufrágio do Papa Francisco acontece no Santuário do Morro da Conceição nesta segunda
Cerimônia começará por volta das 18h30, aos pés da imagem da Imaculada...
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Recife entrega obras de contenção de encostas no Alto 13 de Maio
As intervenções fazem parte da Ação Inverno 2025
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Olinda moderniza sinalização do Sítio Histórico para valorizar turismo e patrimônio
Iniciativa inclui placas com QR Codes e conteúdos multilíngues;...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Justiça determina retirada de fiação aérea no Sítio Histórico de Olinda
Decisão que rede elétrica seja embutida para preservar patrimônio tombado...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Jaboatão anuncia nova ferramenta para reforçar alertas de chuvas
O DCA emite alertas severos e extremos de chuva intensa por meio do serviço...