Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Nos primeiros meses de 2023, Pernambuco tem 84 casos confirmados e 1.446 notificações suspeitas de dengue

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Outros 28 casos confirmados foram para chikungunya

Outros 28 casos confirmados foram para chikungunya

Foto: Reprodução/James Gathany/Centers for Disease Control and Prevention (CDC)/Creative Commons

01/03/2023
    Compartilhe:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou dados sobre a atual situação epidemiológica referente às arboviroses em Pernambuco, e de acordo com essas informações, do dia 1º de janeiro ao dia 11 de fevereiro deste ano, 112 pessoas foram positivadas com alguma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em Pernambuco. Do número, 84 casos foram confirmados para dengue e 28 para chikungunya.

Anualmente, o período de sazonalidade das arboviroses se estende da Semana Epidemiológica (SE) 1 e à Semana Epidemiológica (SE) 26, isto é, de janeiro a junho. Mas até agora, se comparado com o mesmo período do ano passado, o número de casos prováveis de dengue notificados já teve um aumento de 59,5%, com um crescimento ainda maior para a zika, de 158,3%.

A única arbovirose com taxa de notificação em queda quando comparada com o mesmo período de 2022 foi a chikungunya, que teve diminuição de 53,3% apontada pela SES-PE.

De acordo com o boletim divulgado, a incidência da dengue, chikungunya e zika foi maior em mulheres, e, do total notificado, 17 eram gestantes. Destas, somente oito realizaram coleta para a testagem das três doenças. O resultado foi de uma positivada para dengue, cinco negativadas para chikungunya e seis negativaram para Zika. 

Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook