Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

Número de estupros aumenta 14,9% no Brasil, com 34 mil em seis meses

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

No primeiro semestre deste ano no Brasil, a cada 8 minutos, uma menina ou mulher foi estuprada.

No primeiro semestre deste ano no Brasil, a cada 8 minutos, uma menina ou mulher foi estuprada.

Foto: Agência Brasil

14/11/2023
    Compartilhe:

No primeiro semestre deste ano no Brasil, a cada 8 minutos, uma menina ou mulher foi estuprada. Esse é o maior número da série iniciada em 2019 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Foram registrados 34 mil estupros e estupros de vulneráveis de meninas e mulheres de janeiro a junho, o que representa aumento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados de violência compilados correspondem aos registros de boletins de ocorrência em delegacias de Polícia Civil de todo o país. Como há subnotificação de casos de violência sexual, os números de estupro podem ser ainda maiores.  A advogada criminalista, Maju Leonel, detalha como a Lei Maria da Penha age nesses casos. 

Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a prevalência de estupro no Brasil, com dados de 2019, estimou que apenas 8,5% dos estupros que ocorrem no país são registrados pelas polícias e 4,2% pelos sistemas de informação da saúde.

Em relação a tipificação nos boletins de ocorrência, 74,5% dos casos de estupro registrados no primeiro semestre do ano foram de estupro de vulnerável. Isso significa que as vítimas tinham menos de 14 anos ou eram incapazes de consentir, seja por enfermidade, deficiência mental ou qualquer outra causa que não pode oferecer resistência.

Reportagem Ana Júlia Duarte

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook