Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Ocupação de leitos públicos para pacientes com Covid apresenta queda em PE

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

De acordo com a SES, o Estado atingiu um patamar de 69% de leitos ocupados

De acordo com a SES, o Estado atingiu um patamar de 69% de leitos ocupados

Foto: Everaldo Silva/TV Globo

21/02/2022
    Compartilhe:

Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde no último dia 19, Pernambuco atingiu um patamar de 69% de leitos ocupados, nas 1.073 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), de pacientes infectados pela forma grave da Covid-19. Esse número, que corresponde à rede pública de saúde, traz otimismo para o enfrentamento da pandemia em Pernambuco, que desde o início do ano registra recordes de casos. No dia 1° de fevereiro a ocupação de leitos era um dos indicadores que preocupavam. Dos 1.006 leitos de UTI, 90% estavam ocupados.

Mas quando comparados os dados das solicitações de leitos demonstram lentidão ao superar esses 69%. Na semana epidemiológica do dia 6 ao dia 12 deste mês, ocorreu uma diminuição de apenas 6% nas solicitações de vagas em UTI. Segundo o secretário André Longo, atualmente mais de 800 pessoas estão internadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave, mas que há apreensão para o teste de covid desses pacientes.

No último dia 18, a Secretaria de Saúde de Pernambuco divulgou que 100% dos casos de covid no estado são da variante Ômicron. Segundo a pasta, os 43 genomas analisados pelo Instituto Aggeu Magalhães, a Fiocruz-PE, são do subtipo BA.1, a versão mais comum da cepa. O subtipo BA.02 pode virar uma nova preocupação no estado com a chegada do mês de março e a carga que os hospitais receberam por conta das doenças sazonais respiratórias deste período do ano.

Confira mais informações da matéria do repórter Emerson Saboia clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook