A abertura acontece no dia 16 de fevereiro, com um cortejo dos gigantes da cidade alta

Foto: Guilherme Camilo / CBN Recife
A Prefeitura de Olinda anunciou nesta quinta-feira (19), os primeiros detalhes do Carnaval de 2023. A divulgação ocorreu no Palácio dos Governadores, sede do executivo do município. Fazendo alusão aos dois anos sem a festividade por conta da pandemia da Covid-19, o tema “Olinda, Carnaval dos Sonhos”, se baseia na representação de que o hiato da principal festa popular brasileira foi um pesadelo, seja para o folião, como para artistas e trabalhadores que dependem do festejo. A abertura acontece no dia 16 de fevereiro, com um cortejo dos gigantes da cidade alta. O prefeito de Olinda, professor Lupércio Carlos destacou que o retorno marcará uma folia jamais vista na história.
O desfile que abre a festividade contará com o Homem da Meia-Noite, a Mulher do Dia e o Menino da Tarde que sairão da Prefeitura de Olinda, na Rua de São Bento, às 18h. A apoteose acontece na Praça do Carmo, onde o palco Erasto Vasconcelos estará montado. A partir das 19h, o palco principal recebe as apresentações da Família Salustiano, Orquestra Henrique Dias com Lú Maciel, Elba Ramalho e fechando a primeira noite, o saudoso Alceu Valença. O Carnaval de Olinda traz uma novidade para o reencontro com os foliões. O ritmo Brega ganhará na sexta-feira (17), um espaço especial com shows de Priscila Senna, Raphaela Santos, Banda Sentimentos, Dany Miller e Conde Só Brega.
Decoração : A decoração pensada para o carnaval contará com dez pontos. As ladeiras vão receber adereços aéreos e painéis decorativos que trazem tradição e modernismo, com figuras e personagens genuinamente olindenses. No Palácio dos Governadores, a decoração será em franja.
Homenageados: A escolha dos homenageados do carnaval de Olinda será feita através de votação popular, por meio do totem itinerante, que ficará na sede da prefeitura até a sexta-feira, dia 20. Entre 21 e 24 de janeiro, a votação acontece no piso L3 do Shopping Patteo Olinda, das 10h às 17h. A escolha também pode ser feita através do site www.olinda.pe.gov.br. São duas categorias, os vivos, onde concorrem o Maestro Oséas, Dona Glorinha do Coco, Mestre Tonho das Olindas, Seu Abílio, conhecido como Velho do Cariri e o Cantor Rogério Rangel e os in memorian, com Guitinho da Xambá, Porquinho, Zé da Macuca, Pedro Sapateiro e Dona Janete.
Ouça e saiba mais na reportagem completa de Guilherme Camilo clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 12/08/2025
Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos no Teatro de Santa Isabel
As apresentações terão início às 20h
- Por REDAÇÃO
- 08/08/2025
BNB destina R$ 11 milhões para recursos culturais do Programa Rouanet Nordeste
O edital da Rouanet Nordeste prevê a seleção de 103 projetos nas áreas de...
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
Pernambucana Gianni Gianni é finalista do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro
Resultado será divulgado no próximo dia 12 de agosto
- Por REDAÇÃO
- 05/08/2025
Grupo de frevo ‘Guerreiros do Passo’ é reconhecido como Patrimônio do Recife
A iniciativa faz parte de um Projeto de Lei de autoria da vereadora Liana...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Festival A Letra e A Voz oferece programação gratuita neste fim de semana
O evento ocupa os teatros Apolo, Hermilo Borba Filho e Santa Isabel
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Roberto Carlos se apresenta no Recife em outubro com turnê “Eu Ofereço Flores”
Show no Geraldão traz sucessos da carreira e faixas do novo EP; ingressos à...