Pernambucana Gianni Gianni é finalista do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro
Resultado será divulgado no próximo dia 12 de agosto

Foto: Mariana Oliveira/Divulgação
A escritora e editora pernambucana Gianni Gianni está entre os cinco finalistas do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro, promovido pelo PublishNews em parceria com a Feira do Livro de Frankfurt. A premiação reconhece profissionais de até 35 anos que se destacam na renovação e no fortalecimento do mercado editorial brasileiro. O resultado será divulgado no próximo dia 12 de agosto.
Única representante do Nordeste na disputa, Gianni tem dois livros publicados, sendo o mais recente Cacto na boca (Círculo de Poemas/Fósforo Editora, 2024). A obra reúne poemas cuja temática aborda racismo, colorismo, a partir de experiências pessoais e ancestrais da autora. O título foi lançado em eventos no Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O terceiro livro, voltado ao público infantil, está em fase final de produção e será publicado nos próximos meses.
“O mercado editorial brasileiro está extremamente concentrado no Sul-Sudeste do país, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ter sido reconhecida pela minha atuação na Cepe Editora e pelos projetos que desenvolvi fincada no território pernambucano, como a editora Flecha e a plataforma Mapa Brava, já é uma grande vitória. No entanto, ainda é extremamente desafiador ser profissional do setor na nossa região. Acredito que com mais investimento, estudo, profissionalização e políticas públicas, o cenário editorial do Nordeste pode ser muito mais expressivo do que o que temos hoje, mas existe um longo caminho pela frente”, avalia Gianni.
A finalista também atua como editora-assistente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), uma das casas editoriais mais importantes da região Nordeste, onde já editou quase 30 livros. A atuação de Gianni tem se destacado, especialmente, na área de literatura contemporânea e poesia, além de projetos voltados ao público infantil e infantojuvenil.
Com uma trajetória marcada por sensibilidade estética, pensamento crítico e compromisso com a diversidade literária, a presença de Gianni na final do prêmio reforça a importância das vozes nordestinas na cadeia do livro e da literatura no Brasil.
Além da atuação institucional, Gianni é sócia da Boneca Lab, empresa que presta serviços editoriais para outras empresas, instituições públicas e organizações do terceiro setor.
Para a inscrição no prêmio, a escritora reuniu 22 cartas de recomendação de profissionais do setor, entre autores que já editou e nomes de projeção nacional e internacional, como Leonardo Tonus, professor catedrático na Universidade de Sorbonne, em Paris, Schneider Carpeggiani, curador da Bienal do Livro de Pernambuco, e Marília Garcia, poeta e tradutora.
Caso conquiste o prêmio, a pernambucana será uma das representantes do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt, entre os dias 15 e 19 de outubro, com todas as despesas custeadas pelos organizadores. A viagem prevê uma imersão no mercado internacional do livro, com oportunidades para ampliar conexões e buscar apoio a novos projetos editoriais.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/08/2025
BNB destina R$ 11 milhões para recursos culturais do Programa Rouanet Nordeste
O edital da Rouanet Nordeste prevê a seleção de 103 projetos nas áreas de...
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
Pernambucana Gianni Gianni é finalista do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro
Resultado será divulgado no próximo dia 12 de agosto
- Por REDAÇÃO
- 05/08/2025
Grupo de frevo ‘Guerreiros do Passo’ é reconhecido como Patrimônio do Recife
A iniciativa faz parte de um Projeto de Lei de autoria da vereadora Liana...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Festival A Letra e A Voz oferece programação gratuita neste fim de semana
O evento ocupa os teatros Apolo, Hermilo Borba Filho e Santa Isabel
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Roberto Carlos se apresenta no Recife em outubro com turnê “Eu Ofereço Flores”
Show no Geraldão traz sucessos da carreira e faixas do novo EP; ingressos à...
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Orquestra Sinfônica do Recife comemora 95 anos com concertos gratuitos; confira
As apresentações serão no Teatro Santa Isabel e no Morro da Conceição