Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

OMS atualiza recomendações para a vacina contra o HPV


Por: REDAÇÃO Portal

A doença é uma das principais causas de morte de mulheres no mundo

A doença é uma das principais causas de morte de mulheres no mundo

Foto: Divulgação/Agência Brasil

24/12/2022
    Compartilhe:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as recomendações para a vacina contra o HPV, uma das principais fatores de risco para o câncer de colo de útero. A doença é uma das principais causas de morte de mulheres no mundo. O vírus não infecta só mulheres. A doença também oferece riscos para os homens. Para especialistas, a melhor prevenção é o uso de preservativo, tanto masculino como feminino, e também a vacinação.

Embora a vacina seja uma das principais formas de prevenção, o percentual de imunização vem caindo em todo o mundo, de acordo com especialistas. No Brasil, desde 2014, quando a vacina HPV foi implementada no calendário nacional de vacinação, o fornecimento é feito com a vacina quadrivalente, oferecida de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina HPV é indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Isso porque ela é altamente eficaz nos adolescentes dessa faixa etária não expostas aos tipos de HPV 6,11,16 e 18, induzindo a produção de anticorpos em quantidade muitas vezes maior do que a encontrada em infecção naturalmente adquirida num prazo de dois anos.

O Ministério da Saúde informou, em nota, que o Programa Nacional de Imunizações acompanha a discussão e está aguardando a conclusão de outros estudos sobre a duração da imunidade com dose única e levará esse assunto para discussão já no primeiro semestre de 2023.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook