Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cidade

Oposição afirma que rede municipal de ensino está sem aulas; situação rebate

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

De acordo com o vereador André Régis (PSDB), kits escolares ainda não foram entregues aos estudantes. Eriberto Rafael (PTC), líder da situação, diz que desconhece situação

De acordo com o vereador André Régis (PSDB), kits escolares ainda não foram entregues aos estudantes. Eriberto Rafael (PTC), líder da situação, diz que desconhece situação
18/02/2020
    Compartilhe:

Com o início do ano letivo, o vereador do Recife, André Régis (PSDB), retomou a Operação Volta às Aulas pelo sétimo ano consecutivo, com visitas nas escolas e creches da rede municipal de ensino. Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o vereador ressaltou que as suas equipes estão sendo barradas nas visitações, comprometendo o resultado das avaliações de forma significativa. “O que nós observamos é que não houve preparação para esse início de ano letivo, principalmente porque não foram entregues os kits escolares, nem o fardamento; os problemas estruturais persistem, embora a gente possa dizer que as informações ainda são prejudicadas justamente por conta dessa inaceitável postura da Secretaria de Educação do Recife, que procura dificultar o nosso trabalho nesse sentido”, afirma Régis. 

Em contraponto à afirmação de Régis, o vereador e líder da situação na Câmara, Eriberto Rafael (PTC), mencionou que não há nenhuma orientação da secretaria de educação para impedir a entrada dos auxiliares do vereador para fazer a fiscalização, já que faz parte do trabalho como vereador, o auxílio da equipe para que o maior número de visitas consiga ser feito. “Podem ter certeza que não há orientação nesse caso. Ele pode contar com o nosso apoio, vamos procurar a Secretaria de Educação para esclarecer, faço questão de saber quais foram essas escolas que não permitiram a entrada para que a gente possa garantir esse trabalho de fiscalização”, destaca Eriberto. 

Ainda na ocasião, André fez um alerta ao pontuar que não está tendo aula na rede pública nesta terça-feira (18), sem nenhum motivo aparente. Ele ressaltou que a medida é inaceitável devido à situação em que a educação do Recife se encontra, já que a cada 100 crianças do 9º ano do ensino fundamental, apenas 31 crianças são alfabetizadas plenamente de acordo com a prova Brasil, ou seja, 69% delas são analfabetas funcionais em plena conclusão do ensino fundamental. “O nosso futuro depende das crianças. Se elas não forem bem alfabetizadas, não teremos uma cidade próspera, a miséria vai continuar reinando nesta cidade. Os nossos graves problemas são todos decorrentes da falta de educação. É óbvio que todos nós precisamos combater essa situação de descaso com o aprendizado das nossas crianças”, alerta o vereador.

Eriberto, por sua vez, afirmou que não tinha conhecimento sobre o motivo da falta de aula. Além disso, ressaltou que a prefeitura está investindo em programas voltados para a alfabetização dos alunos, a fim de reverter a situação. “Temos certeza que esse investimento que a prefeitura vem fazendo, tanto na requalificação das redes, como na entrega de novas vagas, novas escolas, com um novo padrão de estrutura física como a valorização do profissional de educação, com os programas voltados para aprendizagem vão trazer resultados crescentes. Estamos vendo que estamos no caminho certo, nós vamos procurar, cada vez mais, investir com força na educação da nossa cidade”, aponta o vereador. 

Confira o debate completo com os vereadores André Régis e Eriberto Rafael, disponível no play acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook