Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Outubro Rosa: Recife oferece mais de 2,6 mil vagas de mamografias em mutirões nas comunidades

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Durante o período da campanha, não será necessário agendamento para realizar o exame, basta levar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência no município

02/10/2023
    Compartilhe:

Durante o período da campanha, não será necessário agendamento para  realizar o exame, basta levar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência no município

Foto: Ikamahã/Sesau/PCR

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), está oferecendo, a partir desta segunda-feira (2), 2.680 vagas para a realização de mamografias em mutirões nas comunidades da Capital pernambucana. A iniciativa marca o início do calendário municipal que promove o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. 

Durante o período da campanha, não será necessário agendamento para  realizar o exame de mamografia. Basta levar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência no município. O atendimento descentralizado será realizado por meio de postos volantes que estarão espalhados em 30 pontos do Recife. O resultado sai em até 30 dias.

Além disso, rodas de conversas e distribuição de material educativo sobre a neoplasia, que é a que mais causa morte entre mulheres no Brasil estão entre as atividades da campanha.

O marco zero da ação inicia com o mamógrafo estacionado no prédio da Prefeitura do Recife. O equipamento ficará das 8h às 17h, atendendo moradoras na faixa etária de 50 a 69 anos. Na ocasião, testagem para HIV e sífilis,  serão oferecidas, assim como aferição de pressão, teste de glicemia, pesagem e cálculo de índice de massa corpórea (IMC) e distribuição da Cartilha de Cuidados à Saúde da Mulher.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, outras ações serão realizadas durante o mês de outubro, trazendo à tona informações sobre prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook