Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Parque da Memória Ferroviária será criado no Recife com preservação de patrimônio do século XIX


Por: REDAÇÃO Portal

Projeto de requalificação do Pátio Ferroviário das Cinco Pontas prevê áreas verdes, lazer e restauração de edificações históricas

09/05/2025
    Compartilhe:

Projeto de requalificação do Pátio Ferroviário das Cinco Pontas prevê áreas verdes, lazer e restauração de edificações históricas

Foto: Reprodução/Iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participou do lançamento do projeto de requalificação do Pátio Ferroviário das Cinco Pontas, no Cais José Estelita, área central do Recife. O espaço de 55,6 mil metros quadrados será transformado no Parque da Memória Ferroviária, integrando lazer, áreas verdes e a preservação de edificações datadas de 1858, reconhecidas como patrimônio cultural ferroviário. O evento de lançamento, realizado no dia 7 de maio, contou com a presença de autoridades municipais e representantes de instituições parceiras.

O projeto é fruto de um acordo judicial firmado em 2024 entre órgãos públicos como o Iphan, DNIT, SPU, Prefeitura do Recife, ANTT e AGU, além do Consórcio Novo Recife. A parceria definiu um novo modelo de ocupação para o terreno da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), incorporando diretrizes que asseguram a restauração e a conservação dos bens históricos da área. 

Entre as ações previstas estão a implantação de um parque linear com equipamentos urbanos, espaços de contemplação e convivência, e a recuperação de construções históricas. Com base em escutas com representantes da sociedade civil e especialistas, o Iphan elaborou um documento com critérios técnicos para guiar as intervenções no pátio. O projeto de arquitetura da paisagem está em fase de desenvolvimento, e as primeiras obras no local devem começar em junho de 2025.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook