Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Perfis de Jones Manoel no Instagram e no Facebook são removidos pela Meta


Por: REDAÇÃO Portal

Jones aponta que a decisão da 'bigtech' possui motivação política

08/08/2025
    Compartilhe:

Jones aponta que a decisão da 'bigtech' possui motivação política

Foto: Reprodução/TV Globo

O ex-candidato ao governo de Pernambuco, em 2022, pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), Jones Manoel, teve as contas no Instagram e no Facebook removidas pela Meta, que é dona de ambas as plataformas. Segundo Jones, que recentemente havia alcançado a marca de um milhão de seguidores no Instagram e mais de cem milhões de visualizações nos últimos 30 dias, a decisão pode ter motivação política, dadas as críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a atuação das ‘bigtechs’ no Brasil. 

Em nota divulgada à imprensa pelos advogados que representam Jones Manoel, cuja presença no debate político também é reconhecida enquanto historiador e youtuber, a decisão da Meta foi tomada exatamente na semana em que ele alcançava índices de visualização expressivos. 

"Essa conduta arbitrária atenta diretamente contra a liberdade de expressão em sua dupla dimensão: não apenas fere o direito individual de Jones Manoel de se expressar livremente, como também suprime o direito coletivo de sua audiência de acessar conteúdos de interesse público, violando a Constituição, a legislação brasileira e os próprios Termos de Uso firmados pela empresa com seus usuários”, diz a nota.

Ainda de acordo com os advogados, a Meta comunicou que não oferecerá a possibilidade de recurso administrativo para retomada dos perfis.

"Diante da recusa da plataforma em garantir um mínimo de transparência e contraditório, Jones Manoel buscará o Poder Judiciário não apenas para reparar os danos sofridos, mas, sobretudo, para reafirmar um princípio fundamental de qualquer democracia: a liberdade de expressão não pode estar sujeita ao arbítrio de corporações privadas que, muitas vezes, operam como verdadeiros censores digitais", conclui o texto.

A reportagem da CBN Recife questionou a Meta sobre quais possíveis violações às políticas da ‘bigtech’ motivaram a remoção dos perfis de Jones Manoel, tanto do Instagram quanto do Facebook. Mas até a última atualização desta reportagem, não obtivemos retorno.

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook