Agora, todos os médicos e enfermeiros da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) podem prescrever a PrEP, desde que o usuário tenha um risco potencial para a infecção

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, ampliou a rede de acesso à PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV) no estado. A alteração veio com o objetivo de conscientizar e contribuir para o fim da transmissão do HIV/aids, sendo promovida por meio do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria.
Agora, todos os médicos e enfermeiros da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) podem prescrever a PrEP, desde que o usuário tenha um risco potencial para a infecção.
A PrEP é a profilaxia pré-exposição do HIV, um dos métodos preventivos disponíveis gratuitamente no SUS. Trata-se da combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina), em um único comprimido, que bloqueiam alguns “caminhos” que o vírus usa para infectar o organismo. Para que a medicação possa impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo é preciso fazer uso diariamente.
Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/02/2023
Paulista conta com mais cinco polos de vacinação adulto contra a Covid-19
De acordo com o órgão, as salas de vacina das novas unidades funcionarão...
- Por REDAÇÃO
- 31/01/2023
Enfermeiros anunciam paralisação nacional em defesa do piso; Sindicatos Pernambucanos aderem a decisão
A convocação foi publicada nas redes sociais do Fórum Nacional da...
- Por REDAÇÃO
- 31/01/2023
Vacina do Instituto Butantan contra a dengue tem eficácia de 80%
Atualmente, o composto está na fase de testes 3, última etapa antes do...
- Por REDAÇÃO
- 29/01/2023
Ministério da Saúde aprova plano que prevê a redução de filas de cirurgias no SUS
Estão previstos R$600 milhões para o programa
- Por REDAÇÃO
- 28/01/2023
Rede pública de saúde de Pernambuco já conta com antiviral para tratamento da COVID-19
O objetivo é que com a disponibilização dos medicamentos sejam reduzidos...
- Por REDAÇÃO
- 28/01/2023
Campanha “Vacina em dia na volta às aulas. Nota 10 na caderneta” incentiva imunização de crianças e adolescentes em idade escolar
Pernambuco, atualmente, sofre com os índices vacinais abaixo da meta, o que,...