Pernambuco confirma segundo óbito de feto com vírus da Febre do Oropouche e investiga outros dois casos
A investigação das mortes dura entre 30 e 60 dias.

Foto: Divulgação/SES-PE
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou a morte do segundo feto infectado com o vírus da Febre do Oropouche em Pernambuco. Além dos dois casos confirmados da infecção em gestações interrompidas, outros dois estão sendo investigados. Ainda não há comprovação da relação entre as quatro mortes e o arbovírus. Até o momento, o estado notificou 82 casos de Febre do Oropouche.
As duas mortes ocorreram na 30ª semana epidemiológica, mas a o primo caso, em Rio Formoso, na Mata Sul, foi divulgado pela SES-PE no dia 11 de julho, e o segundo, nesta terça-feira (23), identificado em Ipojuca no Grande Recife, após análise das amostras biológicas no Laboratório Central de Pernambuco (Lacen). A investigação das mortes dura entre 30 e 60 dias.
Se as mortes dos fetos foram confirmadas em decorrência do Orthobunyavirus oropoucheense, serão as primeiras no mundo. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) coletou material do primeiro feto confirmado com a infecção e encaminhou para análise no Instituto Evandro Chagas, no Pará - referência em pesquisas sobre arboviroses. Representantes do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do município de Rio Formoso também estão nas investigações sobre a perda gestacional.
14 municípios pernambucanos já registraram casos de Febre do Oropouche, foram eles: Jaqueira, Pombos, Palmares, Água Preta, Moreno, Xexéu, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende e Camaragibe. Os últimos 10 casos foram registrados em Jaqueira, na Mata Sul, e Camaragibe, no Grande Recife.
Reportagem - Lucas Arruda
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Pernambuco lidera transplantes renais no Norte e Nordeste e alcança 4ª posição nacional
Estado registra 624 transplantes entre janeiro e abril de 2025 e projeta...
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2025
Pernambuco abre 36 novos leitos pediátricos devido crise de SRAG em crianças
A medida foi tomada uma semana após o decreto de situação de emergência
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Recife terá primeiro centro de equoterapia em hospital público do Nordeste voltado ao TEA
Novo Hospital da Criança contará com Núcleo de Desenvolvimento Integral e...
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
SES-PE abre inscrições para bolsas integrais em cursos de saúde através do FormaSUS; confira
Inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de junho
- Por REDAÇÃO
- 03/06/2025
Hospital das Clínicas realiza implante inédito no SUS em Pernambuco
O procedimento consiste no implante de um sistema de válvulas cardíacas
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Prefeitura do Recife oferece 1.600 exames gratuitos no Mamógrafo Móvel em junho; confira
Ação percorre 20 pontos da capital e visa o diagnóstico precoce do câncer...