Caso a prova de vida não seja executada, o benefício será suspenso

Foto: Agência Brasil
A Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de Pernambuco (Funape) está convocando todos os seus servidores para realizarem comprovação de vida, que agora pode ser feita por meio do celular, através de reconhecimento facial. O processo é obrigatório e, caso a prova de vida não seja executada, o benefício será suspenso.
Para realizar a Prova de Vida, o servidor aposentado ou pensionista deve baixar o aplicativo Gov.br e criar uma conta no sistema do Governo Federal, caso ainda não possua. A comprovação deverá ser realizada no seu mês de aniversário. Basta clicar no link que será disponibilizado e fazer o reconhecimento facial para confirmar que está vivo.
Aqueles que não conseguirem baixar o aplicativo ou encontrarem qualquer dificuldade no processo, podem buscar orientações numa das 15 agências da Funape espalhadas por Pernambuco.
Em último caso, o segurado, representante legal ou procurador pode optar pela validação presencial em qualquer agência do banco Bradesco, em todo o território nacional. Nesta modalidade, é preciso levar um documento oficial com foto, comprovante de situação cadastral no CPF e comprovante de residência do beneficiário e do representante legal ou procurador; além dos documentos que comprovem a representação, como procuração reconhecida em cartório.
Servidores aposentados e pensionistas do Estado que vivem fora do país também podem usar o Gov.br para fazer a Prova de Vida ou levar toda a documentação na Embaixada do Brasil nessa nação e concluir o processo presencialmente.
Apenas os pensionistas menores de 16 anos devem realizar o procedimento exclusivamente numa das agências do Bradesco. Isso porque o aplicativo Gov.br ainda não está habilitado para este público.
Todos os segurados terão o mês seguinte ao do aniversário como tolerância para efetuar a Prova de Vida. Passado o prazo, o benefício será suspenso. Ao todo, 105.197 pessoas deverão fazer a Prova de Vida em 2024, sendo 77.320 aposentados, 27.177 pensionistas e outros 700 oriundos de pensão especial e Feppa (Fundo Especial de Previdência do Parlamentar do Estado de Pernambuco).
Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Apartamentos são saqueados após desocupação de edifício em Olinda, no Grande Recife
Prédio com risco de desabamento foi evacuado pela Defesa Civil em Rio Doce
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Parque Linear Roque Santeiro começa a ganhar forma nas margens do Rio Capibaribe, no Recife
Projeto avança no bairro dos Coelhos e inclui área infantil, ciclovia e...
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Posto de atendimento biométrico do TRE-PE é inaugurado em Terra Nova, no Sertão
Campanha Atualize dispõe de 20 unidades descentralizadas em todo o estado
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Homem morre na Guabiraba, na Zona Norte do Recife, após carro cair sobre ele
Cláudio César, de 47 anos, trocava um dos pneus do próprio veículo quando...
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Micro-ônibus colide com muro no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão; não houve feridos
O local é o mesmo onde outro veículo complementar atropelou e matou cinco...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Com investimento de mais de R$ 300 milhões, Estado vai embutir fiação elétrica no Bairro do Recife
Obra faz parte de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Neoenergia