Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Pernambuco decreta situação de emergência pela alta demanda por leitos pediátricos


Por: REDAÇÃO Portal

Aumento dos casos de SRAG motivaram a lotação das UTIs

26/04/2024
    Compartilhe:

Aumento dos casos de SRAG motivaram a lotação das UTIs

Foto: Divulgação/SES-PE

Devido a elevada taxa de ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica em Pernambuco foi decretada situação de emergência. A alta demanda é por causa do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com o monitoramento da Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), feito nesta sexta-feira (26), em todo o Estado havia 66 pacientes aguardando vaga de UTI Pediátrica, e 14 pacientes em espera por UTI Neonatal.

O decreto estadual para situação de emergência é válido por 90 dias e autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias ao atendimento da situação emergencial. A partir da publicação do documento, realizada nesta sexta-feira no Diário Oficial do Estado, a SES-PE poderá potencializar ações voltadas à contenção da emergência com medidas voltadas à prevenção, controle e ampliação da rede de atenção à saúde infantil. 

Para Pernambuco, estão notificados 1.675 casos de SRAG, sendo 989 (59%) em pacientes com idades de 0 a 14 anos e 686 (41%) em pessoas com idade a partir de 15 anos. Os números mostram um aumento de 27,7% nos casos em comparação com a segunda semana de março, que é caracterizada por marcar o início do período de sazonalidade da doença. Em comparação com a primeira semana deste ano, esse aumento foi de 79,2%.

Ouça nota da repórter Taynã Olimpia no ‘play’ acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook