Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Pernambuco decreta situação de emergência por superlotação em UTIs neonatais e pediátricas

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

21/06/2023
    Compartilhe:

Foto: WhatsApp/Reprodução - Via G1

O Governo do Estado de Pernambuco decretou estado de emergência em saúde pública devido à superlotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais e pediátricas. A alta procura por leitos é resultado do aumento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado, e já está em vigor.

Somente neste ano, mais de 2 mil casos de SRAG foram registrados em crianças menores de 10 anos, resultando em mais de 30 mortes confirmadas. A situação de emergência em saúde pública tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogada conforme a necessidade. 

A medida autoriza a implementação de ações urgentes destinadas à prevenção, controle e expansão da rede de atendimento à saúde infantil, no entanto, ainda não foi especificado quais e como serão essas ações.

Atualmente, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SES), Pernambuco passa por um período de sazonalidade de vírus respiratórios. O médico infectologista, Thiago Witruvio, afirma que já é esperado o aumento do número de casos nesse período do ano.

Até o dia 16 de junho, havia 219 leitos de UTI pediátrica em Pernambuco, e todos estavam ocupados. Entre abril e junho, o governo abriu 90 leitos de UTI, sendo 70 para pediatria, 10 para cardiologia pediátrica e 10 para obstetrícia. No entanto, esses esforços não foram suficientes para suprir a demanda por leitos.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook