Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Pernambuco fica de fora da primeira fase de imunização contra a dengue

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Ao todo, 500 cidades de 16 estados foram contempladas para a imunização que tem início em fevereiro

25/01/2024
    Compartilhe:

Ao todo, 500 cidades de 16 estados foram contempladas para a imunização que tem início em fevereiro

Foto: Agência Brasil / EBC

O Ministério da Saúde divulgou a lista dos municípios brasileiros que vão receber a vacina contra a dengue. Ao todo, 500 cidades de 16 estados foram contempladas para a imunização que tem início em fevereiro. Pernambuco, no entanto, não está entre os locais que darão início à vacinação. Somente neste mês, 35 casos da doença foram confirmados e outros 282 seguem em investigação. No ano passado, foram contabilizados 3.262 casos da doença, sendo 54 deles considerados graves e ainda três mortes.

A Coordenação Estadual de Imunização informou que Pernambuco não foi contemplado com o Plano de Vacinação contra a dengue porque segundo o Ministério da Saúde (MS), diante da capacidade limitada de produção de vacinas pelo laboratório, foi necessário definir critérios para estratégia de vacinação em conjunto com Conass e Conasems, órgãos representantes de estados e municípios.

Para essa seleção, o Ministério da Saúde, em conjunto com representantes de estados e municípios, utilizou os seguintes fatores: 
• Municípios de grande porte (mais de 100 mil habitantes) com alta transmissão de dengue; 
• Maior número de casos em 2023 e 2024; 
• Predominância do sorotipo DENV2 (dezembro de 2023); 
• Definição por Regiões de Saúde, abrangendo todas as regiões do país.

Por nota, o Ministério da Saúde reforçou que o Estado não atendeu aos critérios estabelecidos. Na região Nordeste, somente Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba vão dar início à vacinação. Ainda não há previsão de quando Pernambuco receberá as doses de vacina contra a dengue.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook