Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Pernambuco inicia Campanha Nacional contra a Poliomielite

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A Secretaria de Saúde destacou que Pernambuco é um estado com risco de reintrodução da doença, já que a cobertura vacinal está abaixo do esperado

24/05/2024
    Compartilhe:

A Secretaria de Saúde destacou que Pernambuco é um estado com risco de reintrodução da doença, já que a cobertura vacinal está abaixo do esperado

Foto: Divulgação/ SES-PE

Pernambuco inicia vacinação contra a poliomielite a partir da próxima segunda-feira, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Para isso, o Ministério da Saúde encaminhou 480 mil doses da vacina ao estado, com o objetivo de proteger as crianças contra a doença, que provoca paralisia irreversível. 

A Secretaria de Saúde destacou que Pernambuco é um estado com risco de reintrodução da doença, já que a cobertura vacinal está abaixo do esperado, que é imunizar 95% do público-alvo. 

“A poliomielite está erradicada do Brasil há 35 anos, temos uma responsabilidade enorme de garantir que tudo continue da mesma forma”, afirma a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.

A prioridade, definida pelo Ministério da Saúde, é a imunização de crianças que tenham menos de 5 anos de idade. Para este público, a vacina deve ser aplicada por via oral (gotinha), desde que a criança já tenha recebido as três doses de vacina poliomielite (injetável) do esquema básico.

A orientação da SES é para que mães, pais e responsáveis por crianças menores de 5 anos procurem a unidade de saúde mais próxima, portando o cartão de vacina, para que a situação vacinal seja verificada e atualizada.  

“As baixas coberturas vacinais, observadas desde 2016 em todo o país, podem possibilitar o surgimento de bolsões de pessoas não imunizadas e dar o cenário perfeito para que o poliovírus seja reintroduzido em nosso território. A estratégia da vacinação se faz necessária para tornar uma importante parcela de nossa população, considerada de extrema vulnerabilidade, protegida”, afirma a superintendente de Imunizações do estado, Jeane Tavares Torres.

Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima. 
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook