Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

Pernambuco registra a maior taxa de assassinatos no Brasil entre os nove primeiros meses de 2022

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Os dados têm como base, as informações repassadas pelas secretarias estaduais de Defesa e Segurança Pública

Os dados têm como base, as informações repassadas pelas secretarias estaduais de Defesa e Segurança Pública

Foto: Divulgação / G1

02/12/2022
    Compartilhe:

De acordo com dados do Monitor de Violência divulgados e levantados pelo Portal G1, entre janeiro e setembro de 2022, Pernambuco registrou a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes do Brasil. Foram 2.540 assassinatos nos três primeiros trimestres, o que equivale a 26,3 mortes violentas a cada 100 mil moradores do estado, acima da média nacional. Os dados têm como base, as informações repassadas pelas secretarias estaduais de Defesa e Segurança Pública. Segundo o Cientista Político, especialista em Segurança Pública, José Maria Nóbrega, apesar desse aumento anual, na análise histórica, a região nordeste apresentou quedas significativas.

O monitor contabiliza o número de vítimas de crimes como homicídios dolosos, com inclusão dos feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. No Brasil a taxa foi de 14,15 mortes por 100 mil habitantes. No acumulado anual, 30.187 mortes violentas aconteceram nos 26 estados e Distrito Federal. Pernambuco corresponde a 8,4% desse total, mesmo que o número de pernambucanos seja equivalente a 4,5% da população brasileira. José Maria Nóbrega, Cientista Político, especialista em Segurança Pública destaca as medidas que colaboram para redução da violência.

No levantamento, o Brasil apontou queda de 3% no número de mortes, entre janeiro e setembro, se comparado a 2021, no entanto, em 11 estados, incluindo Pernambuco, os assassinatos aumentaram em relação ao ano passado.

Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook