Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Pernambuco registra primeiro caso de hepatite misteriosa em criança em Toritama. No Brasil, já são 16 registros

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O primeiro caso suspeito no Estado é do município de Toritama.

O primeiro caso suspeito no Estado é do município de Toritama.

Foto: divulgação G1

10/05/2022
    Compartilhe:

Pernambuco monitora o primeiro caso suspeito de hepatite infantil misteriosa no Estado. O Ministério da Saúde está acompanhando pelo menos 16 casos suspeitos  da doença no Brasil. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES), é uma criança de 1 ano, do sexo masculino, moradora do munícipio de Toritama. A criança deu entrada no Hospital Mestre Vitalino no dia 27 de abril. O paciente foi auxiliado pela equipe, apresentando um quadro de febre, rash cutâneo e dor abdominal com hepatomegalia, mas recebeu alta após apresentar uma melhora clínica no dia 6 de maio.

Segundo a pasta, os outros pacientes são monitorados no estado de São Paulo (6), Rio de Janeiro (2), Espírito Santo (1) e Santa Catarina (1). A investigação do caso ainda segue com exames complementares para investigação laboratorial das hepatites virais, de outros agentes possivelmente relacionados a este tipo de hepatite e a outras doenças. O médico infectologista, Filipe Prohaska, fala sobre o possível caso no Estado. 

A Secretaria Estadual de Saúde emitiu um alerta a toda rede de saúde de Pernambuco, unidades públicas e privadas, para todos ficarem atentos em relação às crianças e adolescentes com sintomas sugestivos da doença. O alerta indica aos profissionais de saúde, diretrizes de identificação precoce de casos suspeitos, para assim definir medidas de controle e prevenção da doença. 

 

Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira clicando no play acima.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook